Minas por Região
Cultura | Governador

18h48min - 26 de Maio de 2014 Atualizado em 19h41min

ÁUDIO: Alberto Pinto Coelho inaugura nova fase do MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal

Além da mudança do nome, o prédio, que integra o Circuito Cultural Praça da Liberdade, recebe melhorias na sua infraestrutura e ganha novo espaço

Tamanho: 1,8 MB

O governador Alberto Pinto Coelho inaugurou, nesta segunda-feira (26/05), a nova fase do Museu das Minas e do Metal, que integra o Circuito Cultural Praça da Liberdade, o maior complexo cultural do país. Nessa nova etapa, o Museu passa a se chamar MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal, em referência à empresa que assumiu a sua manutenção desde dezembro do ano passado. Durante a cerimônia, ao lado do CEO da Gerdau, André Bier Gerdau Johannpeter, o governador destacou a importância de parcerias como essa para Minas Gerais.

“O Governo sozinho pode muito pouco, mas o Governo em parceria pode muito e a sociedade é que ganha. Isso tem sido uma tônica, ao longo dos últimos governos em Minas Gerais. É sentar à mesa, discutir as questões relevantes de Minas, formar parcerias, buscar conciliar os interesses de Minas, olhando os aspectos da iniciativa privada e os interesses da coletividade”, afirmou.

André Bier Gerdau Johannpeter também destacou a importante parceria da Gerdau com Minas Gerais, Estado onde o grupo realizou 40% de seus investimentos totais nos últimos três anos. “Isso mostra a nossa parceria e a nossa confiança em Minas Gerais”, destaca.

Nova fase

A nova etapa do Museu também traz melhorias na infraestrutura, que já foram iniciadas. Além da pintura externa, realizada por meio de uma técnica que contribui para a preservação do patrimônio histórico, estão sendo feitas manutenções internas, previstas no plano de trabalho assinado junto ao Governo de Minas. A previsão é de que sejam investidos R$ 11,5 milhões nos próximos cinco anos.

O prédio do Museu passa a contar também com o Espaço Gerdau, que traz ao público conceitos e atividades interativas sobre sustentabilidade. Será possível ainda, por meio de uma exposição temporária, conhecer um pouco da história e atuação da empresa, que está presente em 23 municípios de Minas Gerais.

Ao visitar o novo espaço, o governador afirmou que a preservação da memória e da história do Estado, em iniciativas como essas, são fundamentais para a formação dos jovens mineiros. “Valorizar essas questões é efetivamente tratar daquilo que é mais precioso em nosso Estado, como a nossa cultura, a nossa história e nosso valores na formação dos nossos jovens”, disse.

MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal

O MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal abriga um importante acervo sobre mineração e metalurgia, duas das principais atividades econômicas de Minas Gerais. Usa recursos tecnológicos para destacar, de forma lúdica e interativa, a importância dos metais e minerais no cotidiano das pessoas. Além disso, marca a relação entre a história e as expressões culturais do Estado com a riqueza de seus recursos naturais.

O MM Gerdau ocupa o antigo edifício da Secretaria de Estado da Educação, inaugurado em 1897 e tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha/MG). O projeto de ampliação e adequação do prédio é do arquiteto Paulo Mendes da Rocha. O Museu recebe, em média, 5 mil visitantes por mês e totaliza 255 mil pessoas desde 22 de junho de 2010, data da abertura ao público. A entrada no local é gratuita e o prédio está aberto de terça-feira a domingo, das 12h às 18h. Na quinta-feira, o horário de funcionamento é estendido até às 22h.

Participaram ainda da cerimônia de inauguração da nova fase do museu, a secretária de Estado de Cultura, Eliane Parreiras, o vice-presidente da Gerdau, Manuel Vitor de Mendonça Filho, e o presidente do Instituto Brasileiro de Mineração, Fernando Coura.

Circuito Cultural Praça da Liberdade

O Circuito Cultural Praça da Liberdade é o maior complexo cultural do país. São 11 espaços e museus em funcionamento, além de outros cinco em fase de implantação. Desde 2010, data de sua implantação, o circuito foi visitado por mais de 2,880 milhões de pessoas.

Sobre a Gerdau

A Gerdau é líder no segmento de aços longos nas Américas e uma das principais fornecedoras de aços longos especiais do mundo. Recentemente, passou a atuar em dois novos mercados no Brasil, com a produção própria de aços planos e a expansão das atividades de minério de ferro.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato