Governador | Cultura

13h53min - 06 de Fevereiro de 2013 Atualizado em 16h32min - 29 de Junho de 2013

ÁUDIO: Anastasia entrega prêmio Governo de Minas Gerais de Literatura aos vencedores de 2012

Além de reconhecer grandes nomes nacionais, iniciativa da Secretaria de Estado de Cultura valoriza também jovens escritores mineiros

Tamanho: 1,2 MB

O governador Antonio Anastasia entregou, nesta quarta-feira (06), no Centro de Arte Popular – Cemig, o Prêmio Governo de Minas Gerais de Literatura aos vencedores da edição 2012. Lançado em 2007, o concurso é realizado anualmente com o objetivo de promover e divulgar a literatura brasileira, reconhecendo grandes nomes nacionais e abrindo espaço para jovens escritores mineiros.

O prêmio é dividido em quatro categorias: Conjunto da Obra (homenagem a um escritor brasileiro em atividade), Poesia, Ficção e Jovem Escritor Mineiro. Nas categorias Poesia e Ficção, o prêmio é aberto tanto a escritores iniciantes quanto profissionais, maiores de 18 anos, nascidos e residentes em território nacional. A categoria Jovem Escritor Mineiro é restrita a pessoas com idade entre 18 e 25 anos, nascidas em Minas Gerais ou residentes no Estado há pelo menos cinco anos.

Francisco Maciel, com “Não adianta morrer”, venceu na categoria Ficção (Contos); “Desacordes”, de Otto Leopoldo Winck, levou o prêmio na categoria Poesia, e Alex Sens Fuziy venceu a categoria Jovem Escritor Mineiro com “O frágil toque dos mutilados”.

O escritor Rui Mourão foi o escolhido para receber o prêmio pelo Conjunto da Obra, que já foi entregue também a Affonso Ávila (2011), Silviano Santiago (2010), Luís Fernando Veríssimo (2009), Sérgio Sant`Anna (2008) e Antonio Candido (2007).

Foram distribuídos R$ 212 mil aos vencedores, sendo R$ 120 mil para o Conjunto da Obra, R$ 25 mil para Poesia, R$ 25 mil para Ficção e R$ 42 mil para a categoria Jovem Escritor Mineiro, um incentivo à pesquisa e elaboração do livro.

Em todas as categorias, as obras não podem ter sido publicadas anteriormente, seja de forma impressa ou virtual. Acumuladamente, nessas cinco edições, o Prêmio Governo de Minas Gerais de Literatura recebeu mais de quatro mil inscrições, vindas de todo o Brasil, em especial de Minas, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Bahia e Distrito Federal. Foram distribuídos mais de R$ 1,18 milhão em prêmios.

Perfil dos vencedores

Rui Mourão (Categoria Conjunto da Obra)

Nascido em Bambuí (Oeste de Minas), em 18 de novembro de 1929, o escritor José Rui Guimarães Mourão, escolhido para receber o prêmio na categoria Conjunto da Obra, dirige, há mais de 30 anos, o Museu da Inconfidência, em Ouro Preto. Rui Mourão escreve ensaios e romances e imprime em suas obras valores de preservação da memória de Minas e do Brasil. Em sua carreira, pode-se destacar a fundação da revista Tendência, em 1957, junto com Affonso Ávila e Fábio Lucas, a atuação como editor do Suplemento Literário de Minas Gerais, o lançamento da revista Vocação, além de diversas premiações e medalhas - como a Medalha Rodrigo Mello Franco de Andrade - que serviram para legitimar a sua contribuição cultural para o país.

Francisco Maciel (Categoria Ficção – Contos)

Nascido em São Gonçalo (Rio de Janeiro), em 1950, Francisco Maciel é autor de obras como “Beirute e outros poemas capitais”, com o qual venceu o Concurso Carlos Drummond de Andrade, promovido pela Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro. Em 1995, voltou a ser contemplado pelo mesmo prêmio, com a novela “Na Beira do Rio”. É autor dos livros “O primeiro Dia do Ano da Peste”, publicado pela Editora Estação Liberdade, e de “Cavalos & Santos” (poemas), pela Editora Menthor.

Otto Leopoldo Winck (Categoria Poesia)

Otto Leopoldo Winck nasceu no Rio de Janeiro, capital, em 1967, mas radicou-se em Curitiba, em 1982. É doutor em Letras pela Universidade Federal do Paraná, com uma pesquisa sobre a construção da identidade na literatura galega. Em 2006, foi vencedor do prêmio da Academia de Letras da Bahia, com o romance “Jaboc”, publicado em 2007 pela editora Garamond. Já havia publicado “Flor de Barro” (poesia), pela Edicon, em 1987.

Alex Sens Fuziy (Categoria Jovem Escritor)

Alex Sens Fuziy nasceu em 1988 em Florianópolis (SC), é escritor e mora em Minas Gerais há 16 anos. Em 2008, publicou “Esdrúxulas”, livro de contos de humor negro e realismo mágico, seguido, em 2009, pelo livro artesanal “Trincada”. Teve contos e poemas publicados em sete coletâneas. Conquistou duas por menções honrosas no Prêmio Prefeitura de Niterói e no Concurso de Contos Cidade de Araçatuba.

Investimentos em Cultura

Entre os principais destaques do setor cultural em Minas estão ações de interiorização das políticas públicas, a inauguração e revitalização de espaços culturais e o aprimoramento dos programas e editais de fomento e incentivo à atividade cultural.

Outros exemplos de programas de fomento com resultados expressivos são o Fundo Estadual de Cultura que, desde 2006, disponibilizou R$ 29 milhões a 397 projetos de 177 cidades mineiras, o Bandas de Minas e o Filme em Minas. Também estão sendo valorizadas no Estado as artes cênicas, com o Cena Minas, que já beneficiou 181 projetos com recursos de R$ 5,5 milhões, e o Música Minas, que contemplou 487 artistas e produtores em 2012, 70% a mais em relação ao ano anterior.

No ano passado, a Lei Estadual de Incentivo à Cultura registrou um aumento de 33% em relação a 2011 no número de projetos aprovados para a captação. Em dezembro último, o governador Antonio Anastasia encaminhou projeto de lei à Assembleia Legislativa propondo alterações na legislação com o objetivo de aumentar o número de empresas patrocinadoras de projetos artístico-culturais.