Economia / Desenvolvimento | Cultura

12h21min - 10 de Outubro de 2012 Atualizado em 04h40min - 30 de Junho de 2013

ÁUDIO: BDMG Cultural apresenta a exposição “O aniversário de Dadá”

Personagens do autor e artista plástico Marcelo Xavier completam 25 anos

Tamanho: 1,8 MB

Um dos livros mais relevantes da literatura infantil no país, O dia a dia de Dadá, completará 25 anos de publicação com uma festa especial para todos que cresceram com os personagens feitos de massinha de modelar, criados pelo autor e artista plástico Marcelo Xavier. Esta comemoração será realizada no mês das crianças, com exposição e oficinas na galeria de arte do BDMG Cultural. A inauguração será nesta terça-feira (9), de 17h às 20h, com apresentação do coral infantil Raio de Luz. A exposição estará aberta à visitação, com acesso gratuito, de 10 a 30 de outubro, diariamente.

A exposição será um convite ao encontro de gerações, com adultos que acompanharam a personagem e crianças que ainda não conhecem este trabalho do artista plástico que chega, em 2012, à 19ª edição. Por meio dos personagens Dadá, sua boneca Dadazinha e o gato, Marcelo Xavier conta, em seu livro autoral, a história da rotina de uma criança, desde a hora em que acorda até o momento de dormir. São situações do cotidiano abordadas de forma sensível e bem humorada, com temas relacionados ao universo dos pequenos. Na produção do livro, foram necessárias cerca de 500 peças para compor as oito cenas da obra, algumas com menos de um centímetro.

Além dos clássicos bonequinhos da história de Dadá, Marcelo Xavier incluirá modelagens inéditas à exposição. “Essas modelagens serão uma surpresa e um presente para o público, além de ser uma forma de homenagear a minha querida Dadá”, completou o autor. Ao todo, serão apresentados oito trabalhos novos que se misturam ao imaginário infantil. Vale lembrar a participação dos desenhos infantis selecionados pelo concurso do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais, realizado com filhos e netos de funcionários e ex-funcionários do BDMG. Os responsáveis pela escolha dos trabalhos expostos foram o próprio Marcelo Xavier, a artista plástica Ângela Lago e Manoel Edmundo, diretor sócio cultural da Associação dos Funcionários do Banco.

Durante o período de visitação à exposição, o BDMG Cultural oferecerá oficinas gratuitas de modelagem, com Marcelo Xavier e Cecília Xavier, para crianças a partir de quatro anos. Além de um convite à diversão, esta será uma oportunidade de conhecer o trabalho do artista, por meio da confecção da personagem Dadá. As crianças poderão se inscrever pelo telefone (31) 3219-8382 ou pelo email bdcult@bdmg.mg.gov.br.

Programação das oficinas:

15/10 – 8h às 9h / 9h às 10h (Cecília Xavier) *

18/10 – 10h às 11h (Marcelo Xavier)

22/10 – 8h às 9h / 9h às 10h (Cecília Xavier)

23/10 – 15h às 16h / 16h às 17h (Cecília Xavier)

26/10 – 15h às 16h (Marcelo Xavier)

30/10 – 15h às 16h / 16h às 17h (Cecília Xavier)

*Cecília Xavier é terapeuta ocupacional e assistente do artista plástico Marcelo Xavier.

Marcelo Xavier

Marcelo Xavier nasceu em Ipanema, Minas Gerais, em 1949. Aos cinco anos de idade, mudou-se para Vitória. Em 1961, passou a morar em Belo Horizonte, onde reside até hoje. É formado em publicidade pela PUC Minas e artista plástico autodidata. Já ilustrou livros, criou e realizou inúmeros projetos gráficos, produziu e dirigiu programas para televisão, trabalhou em publicidade com cenografia e figurinos e produziu adereços para espetáculos de teatro, música, dança, carnaval e programas de TV.

O trabalho com ilustração tridimensional, desenvolvido desde 1986, é uma síntese de personagens e objetos de cena, moldados em massa plástica e montados em pequenos cenários para serem fotografados. Com o livro “O dia a dia de Dadá”, Marcelo estreou como autor para crianças. Entre as suas obras estão “Tem de tudo nesta rua”, “Asa de papel”, “TOT” e “Se criança governasse o mundo...”. As publicações de Marcelo Xavier tornaram-se conhecidas pelo público e receberam importantes premiações como Prêmio Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro, Prêmio APCA, da Associação Paulista dos Críticos de Arte, Prêmio da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil e Prêmio da Associação Brasileira de Escritores.

Ao todo, são 14 livros voltados para o público infantil. Alguns deles já foram publicados em inglês e espanhol. Essa expressiva atuação no cenário literário rendeu ao artista o maior número de vendas do selo Formato, da Editora Saraiva.

A aproximação com o público infantil promoveu um intenso envolvimento do autor com a arte e a educação, principalmente, nas oficinas de modelagem para crianças e professores, realizadas por todo o país. Para o público adulto, ele lançou, em 2008, o livro de desenhos e textos “Caderno de Desenhos” e, em 2011, o livro de poesias “Tempo Todo”.

Serviço:

O aniversário de Dadá – 25 anos da publicação “O dia a dia de Dadá”

Abertura: dia 9 de outubro, de 17h às 20h

Visitas à exposição: 10 a 30 de outubro, diariamente, de 10h às 18h