Minas por Região
Cultura

11h54min - 29 de Janeiro de 2014 Atualizado em 11h54min

ÁUDIO: Belo Horizonte recebe exposição do artista mineiro Lorenzato Amadeo

Mostra está no Centro de Arte Popular da Cemig e poderá ser vista até o dia 9 de janeiro

Tamanho: 1,1 MB

Até o mês de março, Belo Horizonte recebe a exposição temporária ‘Lorenzato Amadeo – Celebração do Cotidiano’, no Centro de Arte Popular da Cemig,que faz parte do Circuito Cultural Praça da Liberdade. A mostra foi aberta na semana passada e está montada no segundo piso do museu. Logo na entrada da sala, como forma de cortejar o público visitante, há um dos trabalhos mais destacados de Lorenzato: uma escultura de concreto simbolizando Emma, a mulher do artista mineiro, em tamanho real. Ao lado, está a projeção de um vídeo documentário de direção de Paulo Lender sobre o artista.

Além das pinturas sobre tela e concreto de Lorenzato, sempre marcadas pela retratação colorida de cenas simplistas do cotidiano, o acervo da exposição também é composto por objetos de uso pessoal do artista bem como as ferramentas de trabalho utilizadas por Lorenzato na confecção das obras.

Sobre Amadeo Lorenzato

Filho de imigrantes italianos que vieram trabalhar na ferrovia, ainda na época da construção da capital, Amadeo nasceu na região do Barreiro, dia 1º de janeiro de 1900. Aos 10 anos começou a trabalhar como pintor de paredes.

Aos 20 anos parte para Itália, retornando ao Brasil em 1948. Nos anos que esteve fora do país, Amadeo trabalhou como pintor na construção de cidades durante as duas guerras. Estudou na Real Academia de Arte de Vicenza, período em que tornou possível o contato com vários estilos de pintura.

Em 1935 casou-se com Emma com quem teve seu único filho, Lorenzo. Depois de sofrer uma queda em 1956, Lorenzato, impossibilitado de exercer sua profissão de pintor, passa a dedicar todo o seu tempo a pintura artística.

Centro de Arte

O Centro de Arte Popular da Cemig é um espaço privilegiado de divulgação e apreciação do trabalho de artistas populares de todo o Estado de Minas Gerais. O acervo do museu conduz o visitante ao mundo do imaginário de diferentes artistas. 

Em seus dois primeiros andares, o Centro de Arte Popular – Cemig abriga salas que retratam a arte popular mineira. Seu acervo é organizado por materiais, temas e cronologia, no qual o visitante pode conferir esculturas em madeira e em cerâmica, telas, teares. Mídias, som e imagem tornam as exposições ainda mais dinâmicas e interativas, e ajudam na contextualização dos temas, mostrando ao visitante uma dimensão mais ampla e profunda do histórico cultural de cada região.

Serviço

Evento: ‘Lorenzato Amadeo – Celebração do Cotidiano’

Período de exposição: de 17 de janeiro a 9 de março de 2014

Centro de Arte Popular – Cemig

Terças, quartas e sextas-feiras – 10h às 19h

Quintas-feiras – 12h às 21h

Sábados e domingos – 12h às 19h

Endereço: Rua Gonçalves Dias, 1608 – Funcionários – BH – MG

Informações e agendamento de visitas – (31) 3222-3231

Entrada: Gratuita

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato