Minas por Região
Ciência e Tecnologia | Cultura | Economia / Desenvolvimento

19h51min - 19 de Setembro de 2012 Atualizado em 10h02min - 27 de Junho de 2013

ÁUDIO: Belo Horizonte se transforma na capital brasileira do design

Com o tema “Diversidade Brasileira”, quarta edição da Bienal de Design terá mostras e oficinas em vários pontos da cidade

Tamanho: 1,4 MB

A partir desta quinta-feira (20), Minas Gerais começa a respirar design. Belo Horizonte irá sediar, pela primeira vez, a IV Bienal Brasileira de Design, que vai ocorrer até o dia 31 de outubro, com mostras e atividades em vários pontos da capital mineira.

Esta é a primeira vez que Minas Gerais recebe o maior evento brasileiro sobre o assunto. Com o tema “Diversidade Brasileira”, a IV Bienal de Design apresenta as principais referências e tendências nacionais e internacionais, em seus diversos espaços e mostras. O evento traz, ainda, seminários internacionais, oficinas abertas ao público e debates com especialistas da área.

A IV edição da Bienal é uma iniciativa do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), com apoio da Apex Brasil. A realização é do Governo de Minas Gerais por meio das secretarias de Desenvolvimento Econômico (Sede), de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes) e de Cultura, e pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig). A coordenação técnica é do Centro Minas Design (CMD), vinculado à Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg).

A Bienal Brasileira de Design agrega as principais iniciativas do tema desenvolvidas no país na indústria e no meio acadêmico. Por sua forte inserção em diversos setores da atividade econômica e pela multiplicidade de utilização, o design é uma ferramenta estratégica para o desenvolvimento do produto nacional. Além disso, o encontro provoca discussões, propicia debates, capacitação e geração de idéias.

Mais valor ao produto

Em coletiva sobre o evento nesta quarta-feira (19), a secretária de Desenvolvimento Econômico, Dorothea Werneck, destacou a importância do design para agregar valor ao produto mineiro. “A incorporação do design na produção viabiliza a colocação do produto mineiro em outras partes do Brasil e do mundo, criando um mercado diferenciado”, avalia. Para ela, o processo do design não é um custo, mas sim um investimento para as empresas.

Marco Aurélio Lobo, coordenador da Unidade de Inovação e Design da Apex Brasil, que também esteve presente na coletiva, afirmou que a realização de eventos como a Bienal atesta a criatividade brasileira em várias atividades. “Eventos deste porte representam um grande salto na imagem internacional do design brasileiro”, observa.

Um dos diferenciais desta edição é a série de atividades voltada para o público acadêmico, a fim de estimular o debate e o intercâmbio também entre estudantes e profissionais da área. Para o reitor da Uemg, Dijon Moraes, único reitor especializado em design no Brasil, este fator é um apoio à profissionalização do design mineiro e brasileiro. “É a primeira vez que a academia está de fato inserida na Bienal de Design, com uma série de ações abertas ao público. Isso contribui muito para a qualidade do design, que é um tema tão transversal e que, por isso, exige muito preparo”, atesta.

O lançamento oficial da IV Bienal Brasileira de Design acontece nesta quarta-feira (19) às 20h30, no Palácio das Artes.

Da casa ao carro

A mostra principal, “Da Mão à Máquina”, ficará exposta no Palácio das Artes e vai apresentar aos visitantes a vocação brasileira para o design, partindo do artesanato e chegando até a produção industrial de alta tecnologia no país.

A mostra inclui produtos como mobiliário, utensílios, moda, jóias e até automóveis. Um destaque da exposição é a apresentação de novas tecnologias de produção, ainda raras e recentes no Brasil.

“Não é possível se tornar global sem antes ser local. Esta é a linha que norteia a mostra ‘Da Mão à Máquina’”, explica a curadora da exposição, Maria Helena Estrada.

Outros espaços da capital que farão parte do circuito da mostra são a Casa Fiat de Cultura, o Museu de Artes e Ofícios, o Ponteio Lar Shopping, a Serraria Souza Pinto, a Uemg e o Museu das Minas e do Metal, no Circuito Cultural Praça da Liberdade.

A IV Bienal Brasileira de Design tem, ainda, a promoção do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), do Movimento Brasil Competitivo (MBC), do Programa Brasileiro de Design e co-realização do Sebrae Nacional.

Mais informações no site www.bienalbrasileiradedesign.com.br.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato