Cultura | Governador

14h51min - 06 de Abril de 2013 Atualizado em 17h31min - 25 de Junho de 2013

ÁUDIO: Belo Horizonte terá espaço multiuso no Parque Municipal

Governador Antonio Anastasia participou de evento marcando o início das obras de novo equipamento cultural na capital

Tamanho: 1,7 MB

O governador Antonio Anastasia assinou, neste sábado (06/04), despacho governamental determinando prioridade na parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte para construção do Espaço Multiuso no Parque Municipal Américo Renné Gianetti. O novo equipamento vai abrigar diversas manifestações culturais e a previsão é que seja entregue à população em março de 2014.

Serão investidos no Espaço R$ 15 milhões, sendo R$ 13,5 milhões do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Transporte e Obras Públicas, e o restante de contrapartida da Prefeitura da capital. O novo equipamento ocupará a área do antigo prédio do Colégio Imaco, que está sendo demolido. A obra será executada pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH).

Antonio Anastasia destacou a importância do novo projeto. “Certamente, ele será utilizado para concertos, manifestações artísticas. Belo Horizonte já é conhecida como a cidade vocacionada para as artes, para a cultura e para o espetáculo, e terá no seu coração mais esse belíssimo espaço”, afirmou.

O governador destacou o esforço do governo mineiro e da Prefeitura de Belo Horizonte para revitalizar tradicionais espaços culturais da cidade, citando a restauração do Palácio das Artes, a reforma do Teatro Clara Nunes e a entrega, no segundo semestre, o Cine Teatro Brasil, além da restauração do Teatro Francisco Nunes. “É, de fato, um renascimento, um florescimento sob o ponto de vista cultural de nossa capital”, afirmou Anastasia.

Para o prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda, a implantação do espaço multiuso, no Parque Municipal é uma obra emblemática. “É um dia muito feliz para a população de Belo Horizonte, já que o Parque Municipal é um dos atrativos da nossa capital. É um dos espaços mais democráticos da cidade. Aqui se realizam muitos eventos que proporcionam, gratuitamente, espetáculo de qualidade e lazer para a nossa população. É um projeto arquitetônico inovador. O espaço terá uma utilização intensa, já que há uma demanda para esse tipo de espaço em Belo Horizonte”, ressaltou Lacerda.

A Banda Racional Universo em Desencanto, de Belo Horizonte, abriu a solenidade, que também contou com a presença de autoridades dos governos estadual e municipal.

O espaço multiuso

O espaço multiuso terá formato circular. Serão 3,2 mil metros quadrados de área construída, com capacidade para receber até 3 mil pessoas. Terá palco para eventos, shows e apresentações teatrais, auditório para 250 pessoas, salas para cursos e palestras, biblioteca com o acervo do Parque Municipal, lanchonete, instalações sanitárias públicas e um grande terraço descoberto, que proporcionará aos visitantes avistar as copas das árvores centenárias do Parque.

O espaço estará interligado ao patrimônio ambiental do Parque, permitindo ao visitante uma integração natural e sem barreiras. Foi idealizado para ser um espaço livre, acessível e convidativo para a população e contempla os critérios de acessibilidade.