Minas por Região
Cultura

00h00min - 27 de Agosto de 2013 Atualizado em 11h53min - 28 de Agosto de 2013

ÁUDIO: Circuito Cultural Praça da Liberdade inaugura maior centro de exposições do Brasil

Mundialmente conceituado, o complexo reúne nove museus e centros culturais em Belo Horizonte; outros três novos espaços já estão em fase de implantação

Tamanho: 1,4 MB

Circuito Cultural Praça da Liberdade inaugura nesta terça-feira (27) mais uma importante estrutura de incentivo, fomento e promoção artística: o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). Este empreendimento é fruto de parceria entre o Governo de Minas e o Banco do Brasil. O evento irá reunir autoridades e representantes do Governo do Estado e do banco, além de diversos representantes do mundo cultural. As instalações estarão abertas ao público a partir desta quarta-feira (28).

As obras de restauração e adaptação do prédio, projetado em 1926 pelo arquiteto Luiz Signorelli, foram iniciadas em agosto de 2009. O Banco do Brasil investiu aproximadamente R$ 37 milhões na reforma, restauração e aquisição de mobiliário e equipamentos. O espaço abriga 1.200 metros quadrados de área para exposição, teatro com 270 lugares, sala multimeios com 170 metros quadrados, sala de programa educativo, cafeteria, lanchonete, loja de produtos culturais e área administrativa. Nessa primeira etapa serão 8.000 metros quadrados abertos ao público, e mais 4.000 metros quadrados na segunda fase – totalizando 12.000 metros quadrados de área construída.

O governador Antonio Anastasia destaca que a chegada do CCBB ao Circuito Cultural Praça da Liberdade demonstra a relevância do setor artístico para Minas Gerais. “As diretrizes da Secretaria de Estado de Cultura têm como foco valorizar e enriquecer esse que é o maior complexo de cultura do Brasil. Transformar a mais antiga e tradicional praça da capital mineira em um polo de excelência cultural é um dos nossos compromissos públicos com todos os mineiros. E, agora, celebramos a parceria com o CCBB, que, certamente, acrescenta ainda mais qualidade a esse importante espaço de Minas”, afirma.

Maior complexo cultural do Brasil

O Circuito Cultural Praça da Liberdade, localizado na região centro-sul de Belo Horizonte é, atualmente, o maior complexo cultural do país. Ao todo, são nove espaços e museus em funcionamento: Arquivo Público Mineiro, Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, Centro Cultural Banco do Brasil, Centro de Arte Popular Cemig, Espaço Tim UFMG do Conhecimento, Memorial Minas Gerais Vale, Museu das Minas e do Metal, Museu Mineiro e Palácio da Liberdade, além das atividades do Inhotim Escola, que ocorrem paralelas às obras de sua sede.

Outros três espaços já estão em processo de implantação: a Casa Fiat de Cultura, o Centro de Referência da Economia Criativa Sebrae-MG e o Museu do Automóvel. A proposta do Estado, segundo a gerente executiva do Circuito, Cristiana Kumaira, é fortalecer o complexo no contexto cultural mundial. “Já estamos caminhando nesse sentido e cuidando para que as atividades, serviços e atendimento atendam às necessidades e expectativas não só da população local, mas também de turistas que vêm a Belo Horizonte de várias partes do mundo. O circuito vem se firmando como mais um motivo de orgulho para os mineiros”, enfatiza.

De 2010 a 2012, o Circuito Cultural Praça da Liberdade já recebeu quase 2 milhões de visitantes e, a expectativa é de que com a abertura do CCBB e das novas estruturas previstas para 2014 esse número possa ser ainda mais expressivo. Inaugurado em 2010, o Circuito Cultural Praça da Liberdade foi criado com o objetivo de explorar a diversidade cultural – com opções interativas e abertas ao público – em uma área de enorme valor simbólico, histórico e arquitetônico de Belo Horizonte. A oportunidade surgiu com a transferência da sede do Governo de Minas para a Cidade Administrativa, no bairro Serra Verde. Adaptados, os antigos prédios das secretarias passaram a abrigar museus e espaços culturais.

O Circuito Cultural Praça da Liberdade é cogerido pelo Instituto Sérgio Magnani desde junho de 2012, por meio de parceria firmada com o Governo de Minas, e alguns dos museus ou espaços são administrados por empresas, que realizam investimentos na recuperação do patrimônio e na manutenção dos prédios. Segundo Cristiana Kumaira, este modelo de PPP possibilita que grandes empresas participem e contribuam efetivamente para o avanço cultural do Estado. “Mais que realizarem suas atividades fins, os parceiros investem na implantação e manutenção de museus, espaços de aprendizagem, salas de exposições e espetáculos, além de centros de memória que consolidam a história de Minas Gerais, apresentando-a de forma gratuita ou a preços populares”, enfatiza.

Novo centro de artes, cinema e exposições

Atualmente, o Banco do Brasil possui três centros culturais localizados em Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro. Assim como os demais Centros, o CCBB Belo Horizonte realizará eventos nas áreas de artes cênicas - teatro, dança e ópera -, cinema, exposições, ideias, música e educação.

Os CCBBs são espaços multidisciplinares que oferecem programação regular com qualidade, diversidade, a preços acessíveis, dirigida a todos os segmentos da sociedade e com ações integradas a iniciativas de responsabilidade social. Com o passar do tempo os espaços tornaram-se referência mundial na área, com sucesso de crítica e público, acumulando premiações e reconhecimento. Desde sua criação, já receberam mais de 60 milhões de visitantes e realizaram cerca de 3.500 projetos culturais.

Modernidade aliada ao resgate histórico

A restauração arquitetônica e artística do prédio do CCBB de Belo Horizonte é assinada pelo arquiteto Flávio Grillo. Pós-graduado na Itália em Restauração de Monumentos e Centros Históricos, já executou dezenas de projetos em monumentos históricos, entre eles, a Praça da Estação, em Belo Horizonte, as igrejas de São Francisco de Assis e Nossa Senhora do Carmo, ambas em Ouro Preto. Coube à arquiteta Eneida Silveira Bretas a elaboração do projeto arquitetônico que adaptou o prédio para criação dos espaços necessários às atividades do Centro Cultural. O prédio é tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA), por meio do Decreto 18.531, de 2 de junho de 1977.

Além de um cuidadoso restauro dos elementos artísticos e arquitetônicos do prédio, tais como vitrais, portas, janelas, pisos, guarda-corpos, lustres e luminárias, dentre outros, a reforma teve o grande desafio de adaptar o espaço, antes destinado apenas a atividades administrativas, para comportar atividades culturais. A construção dos teatros exigiu um projeto arrojado e inovador, pois foi necessária uma nova estrutura, feita em metal, para suportar os andares superiores, já que havia necessidade de cortar colunas e vigas de sustentação.

Todos os projetos foram executados dentro da melhor técnica, buscando reconstituir, preservar e valorizar o patrimônio artístico e histórico do edifício e torná-lo um local adequado aos eventos culturais, resguardando o conforto e a segurança do público.

Para a estreia da programação, o CCBB Belo Horizonte recebe a exposição internacional Elles: Mulheres Artistas na coleção do Centro Pompidou. A mostra apresenta obras do acervo do Centre Georges Pompidou – Musée National d’Art Moderne, de Paris, que abriga a maior coleção de arte moderna da Europa.

O público terá acesso a uma nova perspectiva sobre a história da arte moderna e contemporânea, abrangendo um período que vai do início do século XX aos dias de hoje, com obras de arte em diversos suportes (pinturas, esculturas, desenhos, fotografias, vídeos e instalações), produzidas por cerca de 70 artistas mulheres, entre elas: Frida Kahlo, Louise Bourgeois, Sophie Calle, Nan Goldin, Diane Arbus, Cindy Sherman, Suzanne Valadon.

Partindo de um debate relacionado ao papel feminino na história da arte, a exposição apresenta artistas consagradas de diversos países, incluindo as brasileiras Anna Bella Geiger, Lygia Clark, Anna Maria Maiolino, Rosângela Rennó e Rivane Neuenschwander, entre outras. O recorte curatorial permite que o visitante tenha uma visão profunda e abrangente do espaço ocupado pelas mulheres na cultura universal.

O programa CCBB Educativo irá oferecer visitas mediadas à exposição, visitas ao prédio, contação de histórias, encontro com educadores, dentre outras atividades para formação de plateias e inclusão social. A programação dos próximos meses, com a inauguração de novos espaços, incluirá peças de teatro, séries musicais e eventos de ideias inéditos na capital mineira e será divulgada nos próximos dias.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato