Social | Trabalho / Social

17h52min - 07 de Janeiro de 2014 Atualizado em 17h54min

ÁUDIO: Educadora Célia Pinto Coelho assume a presidência do Servas

Após onze anos à frente da entidade, Andrea Neves da Cunha deixa o cargo com inúmeros projetos inovadores

Tamanho: 382,0 KB

Na sede do Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas), Andrea Neves da Cunha, transmitiu, nesta terça-feira (07), o cargo que exerceu desde 2003 à nova presidente, Célia Pinto Coelho, esposa do vice-governador Alberto Pinto Coelho, que ficará à frente da instituição até o final deste ano. Célia, natural de São Francisco, Norte de Minas, é educadora e tem 16 anos de experiência em projetos sociais.

“Célia tem uma enorme sensibilidade e uma grande capacidade de articulação. Tenho certeza de que, ao lado da extraordinária equipe do Servas, ela dará uma contribuição muito importante às ações sociais em Minas Gerais”, disse Andrea Neves ao transmitir a presidência do Servas.

“Buscarei dar continuidade ao trabalho realizado, espelhando-me na atual gestão que, com competência e brilhantismo, tem feito desta entidade uma verdadeira ferramenta de transformação social em nosso estado”, disse a nova presidente, Célia Pinto Coelho.

Para o vice-governador Alberto Pinto Coelho, “o Servas estabelece parcerias fundamentais em nosso Estado a favor dos nossos jovens, idosos e crianças. São projetos de vanguarda e ações permanentes de solidariedade. Um trabalho reconhecido, bem-sucedido e aplaudido pelos mineiros”.

Realizações Servas 2003 a 2013

Desde 2003, o Servas tem desenvolvido ações inovadoras, iniciadas já em janeiro daquele ano com o Movimento Minas Solidária quando foram arrecadados mais de 2,1 milhões de donativos destinados a  milhares de mineiros vítimas de chuvas em Minas, além da construção de 953 moradias para famílias desabrigadas pelas tempestades de 2003 e 2004. Também 76 famílias vítimas do terremoto ocorrido em 2007, em Itacarambi, receberam casas mobiliadas.

Ao longo desses anos, com o Programa Digna Idade, o Servas apoiou 479 Instituições de Longa Permanência para Idosos em 422 municípios, realizando pequenas reformas, adquirindo equipamentos e capacitando 2.413 gestores e cuidadores, beneficiando indiretamente mais de 18 mil pessoas.

Nesse período, o Programa de Apoio a Entidades apoiou 3.451 entidades com doação de equipamentos.  Foram doados 141 veículos a Conselhos Tutelares do nosso Estado.

Voltado para a formação cidadã dos nossos jovens, o Programa Valores de Minas recebeu cerca de 5.000 alunos para cursos e vivências artísticas e culturais em teatro, circo, música, dança e artes visuais e hoje é desenvolvido em articulação ao Plug Minas, projeto pioneiro voltado para a juventude.

Atualmente, 19 municípios mineiros contam com Centros Solidários de Educação Infantil, construções de 700 m², totalmente equipadas. Outra ação do Servas são as Brinquedotecas Móveis. Foram 224 entregues a hospitais públicos, Centros de Educação Infantil e unidades da APAE. Também foram construídas cinco Brinquedotecas Hospitalares: na Santa Casa de Belo Horizonte, duas em cada ala pediátrica; no Hospital Infantil João Paulo II; no Hospital da Baleia e no Centro Psíquico de adolescência e infância (Cepai).

Mais ações

Com o Vozes do Morro, graças ao apoio dos veículos de comunicação do Estado, o trabalho de dezenas de artistas de vilas e morros da Região Metropolitana de Belo Horizonte foi divulgado, o que colaborou para a criação de novas referências de valores em muitas comunidades.

A nova tecnologia de desidratação de alimentos desenvolvida pelo Programa VitaVida ampliou o trabalho realizado na primeira fábrica para mais três unidades, o que possibilitou a distribuição de 17 milhões de refeições gratuitas para cerca de 750 entidades no estado.

Criado em articulação com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, o Centro Mineiro de Referência em Resíduos, desenvolve um projeto pioneiro com cooperativas de catadores de material reciclável em todo o estado e já beneficia 77 organizações e cerca de 1.500 catadores.  Hoje, atua em parceria com diversas prefeituras em todas as regiões do Estado, implantando coleta seletiva e assegurando a inclusão socioprodutiva dos catadores de materiais recicláveis.

Nesses 11 anos, o Servas também criou e desenvolveu campanhas de sensibilização da sociedade como a que chamou a atenção para o drama vivido por famílias que têm parentes desaparecidos, e a “Proteja Nossas Crianças” que buscou mobilizar esforços em defesa dos direitos das nossa infância, além da Campanha  de Valorização do Idoso.