13h01min - 06 de Dezembro de 2013 Atualizado em 13h01min

ÁUDIO: Entrevista do secretário de Turismo, Agostinho Patrus, sobre as ações da Setur em 2013

Em coletiva para a imprensa, o secretário Agostinho Patrus fala sobre investimentos e realizações no setor do turismo

Tamanho: 4,6 MB

Secretaria de Estado de Turismo apresentou um balanço sobre o ano de 2013. O Caminho Religioso Estrada Real, que liga a Serra da Piedade, em Caeté, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, a Aparecida do Norte, em São Paulo, perfazendo cerca de 800 km, foi um dos assuntos de destaque. Até abril de 2014, serão investidos em torno de R$ 4 milhões no caminho, dos quais R$ 2 milhões estão sendo destinados à reforma do Santuário Nossa Senhora da Piedade, já em andamento. O restante será usado para a instalação de 1.200 placas de sinalização ao longo do caminho e na confecção do guia do peregrino, onde constarão pontos de apoio, tais como pousadas, restaurantes e também o grau de dificuldade do percurso.

“A ideia é atrair o peregrino a fazer o percurso de volta a Minas, incentivando-o a visitar as cachoeiras e atrativos naturais do caminho”, afirmou o secretário de Estado de Turismo, Agostinho Patrus, que concedeu uma entrevista coletiva. O caminho estará estruturado até 2014, e será mais uma atração para os turistas que estarão em Minas Gerais para a Copa do Mundo de 2014.

O secretário destacou também o fortalecimento da política de regionalização do turismo, através do repasse de R$ 1,5 milhão para os Circuitos Turísticos e entidades do turismo, que poderão investir estes recursos em serviços e produtos considerados pela própria associação como demandas prioritárias. O ICMS Turístico, exclusividade de Minas Gerais, que visa estimular a implantação, por parte dos municípios, de programas e projetos voltados para o desenvolvimento turístico já conta com 155 municípios habilitados a receber os repasses. Em 2013 foram repassados, até o mês de outubro, R$ 5,8 milhões para estes municípios, e em 2012, R$ 6,6 milhões. De acordo com Agostinho Patrus, “a expectativa é que essa média se mantenha em 2014”.

Além disso, foram assinados 34 convênios no valor de R$ 10,5 milhões com municípios que tem vocação turística para a realização de investimentos em obras públicas. Dentre as obras destacam-se a reforma do Centro de Convenções de Caxambu e a reforma e revitalização da Praça Benedito Valadares. Ainda dentro da política de fortalecimento do turismo, foi criado o Minas Pass, que funciona como um passaporte turístico possibilitando a entrada em 15 atrativos turísticos da Região Metropolitana de Minas Gerais.

Preparação para os eventos esportivos

Com investimento de R$ 1,4 milhão, estão sendo capacitadas 1.910 pessoas que trabalham na linha de frente do turismo, em Belo Horizonte,Diamantina, Sabará,São João del-Rei, Tiradentes,Ouro Preto, Brumadinho, Nova Lima, Pedro Leopoldo, Lagoa Santa, Sete Lagoas e Cordisburgo. Os cursos oferecidos e que estão em execução até agosto de 2014 são de línguas (inglês e espanhol) e de guia de turismo.

Está em licitação o projeto de sinalização turística Rodoviária e Urbana da Copa 2014, para os municípios de Araxá, Caxambu, Ouro Branco, São Lourenço e Tiradentes. “O ano que vem será um ano de entregas. Vamos entregar toda a sinalização do caminho religioso, a entrega da sinalização turística dos principais pontos que serão visitados por turistas internacionais, da rota das grutas Peter Lund, e de uma série de investimentos que estão sendo realizados em infraestrutura”, afirmou Agostinho Patrus.