17h51min - 16 de Maio de 2014 Atualizado em 17h52min

ÁUDIO: Fundação Hemominas convoca doadores sangue em Belo Horizonte

Queda de comparecimento resulta em 90% de baixa nos estoques de sangue do grupo “O” Positivo

Tamanho: 556,6 KB

O Hemocentro de Belo Horizonte registrou queda no comparecimento de voluntários na última semana e enviou aos hospitais comunicado de suspensão, até segunda-feira (19/05/14), das cirurgias eletivas. Segundo o coordenador da unidade, Marcelo Froes, a ausência dos doadores na unidade resultou em baixa de estoques de maneira crítica. “Para se ter uma ideia, o grupo sanguíneo “O”, Rh positivo – que pode ser transfundido em pacientes de todos os grupos sanguíneos positivos (“A” Positivo, “B” Positivo e “AB” Positivo) -, apesar de ser mais presente na população em geral, está com estoques 90% mais baixo do que o ideal. Sendo assim, precisamos reservar os 10% para as emergências, por isso o pedido de suspensão de cirurgias eletivas”, alerta o médico.

Ainda segundo dados do Hemocentro de Belo Horizonte, os resultados dos dois dias do Tour do Carinho, ação que está sendo desenvolvida esta semana na Praça Sete até sexta-feira (16/05), também está impactando nos estoques. “Conseguimos efetivar, nos dois dias da campanha, a coleta de 70 bolsas de sangue em média por dia, mas ainda não é suficiente para manter os estoques de segurança”, salienta Froes.

Segundo o coordenador, o Hemocentro de Belo Horizonte pode agendar, ao longo da manhã, entre 7h e 12h, de 130 a 150 doações, mantendo sua capacidade de acolher aqueles voluntários que chegam à unidade, com previsão de tempo de atendimento, o que pode facilitar para o cidadão a organização de suas outras atividades.

“O agendamento distribui melhor os horários ao longo do dia, das 7h às 18h, diariamente. Para que o hemocentro possa distribuir hemocomponentes e regularizar os procedimentos cirúrgicos programados nos hospitais, precisamos de imediato chegar a 200 (duzentas) coletas por dia, o que ainda não é o bastante para manter os estoques ideais de segurança. Para podermos atender totalmente a demanda das complexidades médicas – cirurgias, ambulatórios e emergências – e mantermos estoques ideais, deveríamos estar coletando 350 bolsas de sangue por dia, independente do período da Copa do Mundo, quando teremos a vinda de turistas para a capital. É uma situação em que, sem o doador voluntário, não temos como oferecer os diversos grupos sanguíneos necessários para as transfusões. Além do grupo “O” Positivo, todos os grupos negativos estão praticamente zerados, o que aumenta nossa preocupação e nossas ações administrativas para mobilizar o doador em casa, convidando-o a vir doar sangue”, ressalta Froes.

Hemocentro de Belo Horizonte

Agendamento de doações pelo 155 (opção 8 – Hemominas), de 7h a 18h, diariamente, de segunda a sexta-feira. Também atende os voluntários espontâneos, que vão direto ao hemocentro, com previsão imediata do tempo de espera. Recomenda-se o agendamento para agilizar o atendimento e distribuir o fluxo de doadores ao longo do dia. O hemocentro fica na Alameda Ezequiel Dias, 321, atrás do Parque Municipal.

Caravanas

Aos sábados, o hemocentro recebe caravanas do interior, que podem ser programadas e organizadas com o Setor de Captação de Doadores do hemocentro, pelos telefones 3768 4516 / 4517 e pelo e-mail hbh.captacao@hemominas.mg.gov.br. Todo candidato à doação de sangue deverá apresentar documento de identidade original e oficial com foto; é necessário dormir bem na noite anterior à doação; não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem à doação; o uso de medicamento, inclusive para enjoo, pode impedir a realização da doação; a doação de sangue não pode ser feita em jejum.

Pela manhã, o candidato à doação deverá tomar o lanche normalmente, evitando alimentos gordurosos (após o almoço é necessário aguardar três horas para realizar a doação); o motorista do veículo que transporta grupo de doadores não deverá doar sangue nessa ocasião; o atendimento aos candidatos à doação será sequencial, por ordem de chegada e de cumprimento de cada uma das etapas do processo de conscientização, cadastro, triagem e coleta; as doações em grupo ou caravanas são mais demoradas. Haverá um intervalo de tempo entre o término da doação dos primeiros e últimos candidatos.

Vacinação

Quem tomou vacina contra gripe poderá comparecer após 48 horas (dois dias) ao hemocentro, levando, além da identidade, o cartão de vacina para comprovação do tempo necessário entre a vacinação e a doação.

Hemorrede estadual – estoque em rede

Fundação Hemominas tem 25 unidades em Minas, sendo que 21 delas são unidades que coletam sangue.  Em todo o Estado, a queda de 40% no comparecimento de doadores está afetando os estoques de hemocompoenntes de todos os grupos sanguíneos, com criticidade para o grupo  “O” Positivo e os grupos RH Negativos. A melhoria das coletas em quaisquer unidades da Fundação Hemominas contribui para a regularização das cirurgias em Belo Horizonte.

Para ser atendido em qualquer unidade, o doador pode, preferencialmente, agendar seu horário no 155 (ligação sem custos para o cidadão). Em Belo Horizonte, além do hemocentro da região dos hospitais, existem outras duas unidades coletoras (região do Barreiro e Venda Nova).

Unidade de Coleta do Hospital Júlia Kubitschek

Avenida Dr. Cristiano Rezende, 2505, bairro Araguaia

Posto de Coleta Estação BH (Estação Vilarinho do Metrô)

Av. Cristiano Machado 11.833 – loja 4002 B, bairro Vila Clóris