Copa do Mundo | Saúde | Governador

18h11min - 10 de Junho de 2014 Atualizado em 18h11min

ÁUDIO: Governador entrega equipamentos de saúde para o atendimento à população durante a Copa do Mundo

Em Sete Lagoas, Alberto também assinou convênios de R$ 56,2 milhões para conclusão do Hospital Regional, custeio do Hospital Municipal e construção de postos de saúde

Tamanho: 905,6 KB

O governador Alberto Pinto Coelho entregou nesta terça-feira (10/06), durante solenidade em Sete Lagoas, na região Central do Estado, modernos equipamentos de saúde que serão usados durante a Copa do Mundo. Após o evento, esses equipamentos serão destinados à Rede de Urgência e Emergência Macro Centro, prevista para entrar em operação a partir de setembro próximo. A Rede, que tem como gestor o Consórcio Intermunicipal Aliança Para a Saúde, reúne 103 cidades para o atendimento de uma população de mais de 6 milhões de pessoas.

Além de ambulâncias cedidas pelo Ministério da Saúde e equipadas pelo Governo de Minas, foram entregues uma Unidade Móvel de Regulação Médica, cinco unidades do Posto Médico Avançado, para as ações de prevenção de catástrofes durante a Copa do Mundo, além de vários equipamentos, como desfibrilador, kits para imobilização, soluções (soros) e macas, entre outros.

Alberto Pinto Coelho destacou que a entrega dos equipamentos é fruto de um planejamento feito pelo Governo de Minas para a prestação de serviços durante a Copa do Mundo e que, depois, servirá para a melhoria do atendimento à população na região Central do Estado. “Com estes equipamentos do Samu, o Posto Avançado, o Aeromédico, todo esse aparato fica como um legado para atender a região que compõe o Consórcio Aliança. Isso é muito importante para a melhoria da qualidade de vida do povo mineiro”, disse o governador.

Segundo o secretário de Estado de Saúde, José Geraldo de Oliveira Prado, a entrega dos equipamentos é mais uma etapa de consolidação da Rede Macro Centro. “Este momento marca a chegada de equipamentos de última geração em nosso Estado, um prenúncio do que vai ser a nossa Rede de Urgência e Emergência da Região Macro Centro, que abrangerá 103 municípios e que nos permitirá integrar de uma maneira coerente e moderna os diversos equipamentos de saúde do Estado”, disse.

Hospital Regional

Durante a cerimônia, Alberto Pinto Coelho assinou convênios no valor de R$ 56,2 milhões para a melhoria da qualidade de vida na região Central do Estado. Destes, R$ 47,86 milhões são para o término da obra do Hospital Regional de Sete Lagoas, essencial para atender a população do município e de cidades vizinhas.

O Hospital Municipal de Sete Lagoas vai receber R$ 3 milhões para custeio. Outros R$ 2,5 milhões serão usados para a construção de duas unidades básicas de saúde (UBS), nos bairros Jardim dos Pequis e Monte Carlo.

O governador disse que o anúncio dos investimentos é uma conquista para toda a região de Sete Lagoas e fruto de um trabalho integrado entre município e o Governo de Minas. “Ninguém realiza uma obra sozinho. O que acontece em Sete Lagoas espelha essa realidade. Essa solenidade, em que estamos anunciando expressivas conquistas para Sete Lagoas e região, sinaliza também que, em Minas Gerais, as prioridades não ficam somente nos discursos, nas retóricas, elas se efetivam em parcerias republicanas”, afirmou.

Qualificação na área da saúde

O prefeito de Sete Lagoas, Márcio Reinaldo, agradeceu os investimentos anunciados pelo Governo de Minas e lembrou que o Hospital Regional atenderá toda a região Central. “Fico extremamente feliz com essa parceria com o Governo de Minas, sobretudo para a conclusão do Hospital Regional, que não será de Sete Lagoas, mas para atender toda essa área, incluindo outras microrregiões do entorno do município. Pelos equipamentos que chegam, vejo que é uma oportunidade ímpar para a melhoria da qualidade da saúde, que o povo de Sete Lagoas tanto merece”, disse Reinaldo, que também preside o Consórcio Intermunicipal Aliança pela Saúde.

Na solenidade, o governador Alberto Pinto Coelho determinou à Secretaria de Estado de Saúde a celebração de convênio com o Consórcio Intermunicipal, no valor de R$ 2,7 milhões. Os recursos serão destinados para a capacitação de 1.700 profissionais (médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores socorristas) dos SAMUs que irão integrar a Rede de Urgência e Emergência Macro Centro. Serão nove turmas e a capacitação é necessária para que a rede entre em operação na primeira quinzena de setembro.  Outros R$ 93,4 mil serão destinados à reforma do prédio que abrigará a Regulação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência da Região Macro Centro.