Infraestrutura | Saúde | Governador

17h10min - 23 de Julho de 2013 Atualizado em 17h13min

ÁUDIO: Governo de Minas garante recursos para conclusão do Hospital Regional de Divinópolis

Governador Anastasia assinou convênio para repasse de R$ 42,9 milhões para a segunda etapa da construção da unidade de saúde

Tamanho: 1,1 MB

O atendimento à saúde prestado a cerca de 1,3 milhão de mineiros de 55 municípios vai ganhar mais qualidade e eficiência. O governador Antonio Anastasia assinou, nesta terça-feira (23), no Palácio Tiradentes, na Cidade Administrativa, convênio com a Prefeitura de Divinópolis, no Centro-Oeste do Estado, para repasse de R$ 42,9 milhões para a segunda etapa das obras de construção do Hospital Regional do município. A primeira etapa teve início em junho de 2010, quando o Estado liberou R$ 36 milhões. O investimento total do Governo de Minas na construção do hospital é de R$ 78,9 milhões.

Anastasia destacou a importância do hospital para a saúde pública em uma região de destaque em Minas Gerais e afirmou que o novo equipamento é fundamental para Divinópolis por ser referência para diversas cidades. “Sabemos sempre da necessidade de levarmos o atendimento à saúde, em todos os níveis, especialmente a alta complexidade, para mais próximo do cidadão, para evitar que a pessoa tenha que se deslocar. Isso, certamente, acontecerá nesse novo Hospital Regional, que vai ter melhores condições para atender o cidadão da região Centro-Oeste de nosso Estado”, disse o governador.

Com área construída de 23 mil metros quadradas, o hospital terá 400 leitos, sendo 40 de UTI, e atenderá a demandas de média e alta complexidade, se tornando a porta de referência da Rede de Urgência e Emergência no Centro-Oeste de Minas Gerais. Além da melhoria do atendimento à saúde na região, a instituição também irá gerar cerca de 800 empregos diretos.

O hospital terá UTI adulto e neonatal, centro de imagens, ambulatório, bloco cirúrgico e obstétrico, pronto-socorro e enfermarias. A concepção arquitetônica é horizontal, ou seja, em um só nível, o que significa menor custo operacional. O hospital está sendo construído dentro dos requisitos de sustentabilidade, com iluminação e ventilação natural e reuso de água.

O governador ressaltou que a saúde é um tema que sempre deve merecer atenção especial por parte dos governos e afirmou que investir cada vez mais na área é prioridade em Minas Gerais. “O repasse desse valor é expressivo para o município, para o Estado e, fundamentalmente, para a melhoria da saúde dos mineiros, hoje tema de acompanhamento e atenção de todos os brasileiros. Sabemos que quanto mais investimos, mais temos de investir, e assim continuaremos fazendo”, destacou Antonio Anastasia.

O prefeito de Divinópolis, Vladimir Azevedo, agradeceu a construção do hospital e afirmou que a população da região terá melhorias significativas nos serviços de saúde. “Além de dar continuidade ao primeiro convênio assinado pelo então governador Aécio Neves, garantindo recursos para que o cronograma da obra pudesse fluir, agora temos a segurança plena de que a obra será concretizada, com essa garantia de mais de R$ 42 milhões para que possamos terminá-la com padrão de qualidade e de excelência. A nossa palavra aqui é de gratidão e reconhecimento à sensibilidade, ao compromisso e à parceria com Divinópolis e todo o Centro-Oeste mineiro”, disse o prefeito.

Também participaram da solenidade o secretário de Estado de Saúde, Antônio Jorge de Souza Marques, deputados e diversos prefeitos e autoridades da região.