19h22min - 26 de Março de 2014 Atualizado em 19h23min

ÁUDIO: Governo de Minas inaugura Sala de Situação de Eventos Críticos e Hidrológicos

Espaço visa monitorar e dar informações rápidas e detalhadas sobre eventos hidrometeorológicos, a fim de contribuir para o trabalho dos órgãos de Defesa Civil

Tamanho: 1,0 MB

Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) inaugurou, na tarde desta quarta-feira (26/03), na Cidade Administrativa, a Sala de Situação de Eventos Críticos e Hidrológicos de Minas Gerais. O espaço tem como objetivo monitorar e dar informações mais rápidas e detalhadas sobre eventos hidrometeorológicos críticos, como tempestades, cheias e secas, a fim de subsidiar os órgãos estadual e municipais de Defesa Civil nas tomadas de decisão.

Tendo em vista o desenvolvimento das atividades de monitoramento hidrometeorológico, o intercâmbio de dados, a gestão de riscos ambientais, bem como o aperfeiçoamento do conhecimento relativo às informações ambientais, hidrológicas e meteorológicas, a Sala de Situação permitirá a adoção de medidas preventivas e mitigadoras dos efeitos de secas e inundações.

De acordo com a diretora geral do Igam, Marília Melo, por meio da Sala será possível compilar dados, potencializá-los e antecipar a informação para as defesas civis. “Ao conseguir antecipar esses dados estaremos ajudando as autoridades na tomada de decisão de retirar ou não as populações das áreas atingidas por tempestades e enchentes minimizando, assim, perdas materiais e humanas”, destacou,

Ainda segundo Marília, a região da Bacia do Rio Doce é um bom exemplo da eficiência do sistema. “Nessa região conseguimos uma previsão com 12 horas de antecedência com 100% de confiabilidade”, ressalta.

Os investimentos na Sala de Situação foram feitos pela Agência Nacional das Águas (ANA) que incentiva os estados a criarem seus próprios espaços para monitoramento de eventos críticos. Em Minas, será investido cerca de R$ 1,1 milhão em equipamentos, programas de computador e treinamento técnico. Todos os recursos ficarão dispostos na Sala de Situação, anexa à sala do Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais (Simge), que já recebe informações geradas pelo radar meteorológico localizado em Mateus Leme, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, e por imagens de satélite.