Cultura | Economia / Desenvolvimento

17h15min - 13 de Setembro de 2012 Atualizado em 09h10min - 28 de Junho de 2013

ÁUDIO: Governo de Minas lança IV Bienal Brasileira de Design

Principal evento de design do país será realizado de 19 de setembro a 31 de outubro, no Palácio das Artes e outros pontos da capital mineira

Tamanho: 1,0 MB

O Governo de Minas Gerais lançou nesta quinta-feira (13), em Brasília, durante evento promovido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), a IV Bienal Brasileira de Design 2012, o principal evento de design do país, que será realizado entre os dias 19 de setembro e 31 de outubro.

Participaram do lançamento a secretária de Desenvolvimento Econômico, Dorothea Werneck, o reitor da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Dijon Moraes Júnior, e o superintendente da Fiemg, Sérgio Lourenço.

O tema principal desta edição é a Diversidade Brasileira, com a apresentação das referências e tendências nacionais e internacionais. A mostra principal da bienal ficará exposta no Palácio das Artes e se chama “Da Mão à Máquina”. Além disso, haverá uma série de eventos destinados a apresentar as principais iniciativas do design desenvolvidas no país.

As obras e mostras ficarão expostas nas galerias do Palácio das Artes e em outros locais da capital mineira, como a Casa Fiat de Cultura, a Serraria Souza Pinto, o Museu de Artes e Ofícios, o Ponteio Lar Shopping, a UEMG e o Museu das Minas e do Metal, no Circuito Cultural Praça da Liberdade. Todas as atrações terão entrada gratuita.

A quarta edição da Bienal está sendo realizada pelo Governo de Minas Gerais por meio das secretarias de Desenvolvimento Econômico (SEDE), de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes) e de Cultura (SEC), além da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig), e da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), sob a coordenação técnica do Centro Minas Design (CMD), vinculado à UEMG.

Fim de um ciclo

Por sua forte inserção em diversos setores da atividade econômica, o design é considerado um diferencial competitivo para os produtos, com forte potencial para a geração de negócios.

Para a secretária Dorothea Werneck, que foi uma das criadoras do Programa Brasileiro de Design, quando ocupava o cargo de ministra da Indústria e Comércio, a realização da IV Bienal é o fechamento de um ciclo.

"Estamos completando um ciclo que foi iniciado há quase 20 anos, quando foi criado o Programa Brasileiro de Design. Para o Governo de Minas, a realização deste evento é a oportunidade de recolocar o Estado nos cenários nacional e internacional", afirmou ela.

O reitor da UEMG, Dijon Moraes Júnior, destacou que a programação da Bienal contará também com uma série de ações voltadas para o público acadêmico, incluindo o Fórum Internacional do Design com Processo, o Open School (intercâmbio de experiências entre áreas acadêmicas de design) e o Seminário Internacional Design & Emoção.

“Além do enfoque nos negócios e na competitividade, é muito importante pensar também na formação das pessoas que pensam o design”, observou Moraes.

Vocação brasileira em alta

De acordo com a curadora geral, Maria Helena Estrada, a mostra principal “Da Mão à Máquina” vai apresentar aos visitantes desde a vocação brasileira para o artesanato, partindo de exemplos da cultura popular, até a produção industrial do país.

Sendo assim, a exposição será composta por diversos produtos ligados ao mobiliário, utensílios para a casa, moda, jóias, chegando a alguns meios de transporte. "Não é possível, para um país se tornar global, sem antes ser local. Esta é a linha mestra que norteia a principal mostra da IV Bienal do Design", disse a curadora.

Um destaque da vertente industrial da exposição é a apresentação de uma série de novas tecnologias de produção, ainda raras e recentes no Brasil e que hoje ganham novas denominações em virtude do desenvolvimento que alcançaram.

Para saber mais sobre a Bienal, confirma a programação completa no site www.bienalbrasileiradedesign.com.br