Trabalho / Social

16h36min - 02 de Maio de 2014 Atualizado em 16h38min

ÁUDIO: Minas conta hoje com mais de cinco mil oportunidades de emprego nos postos do Sine

De janeiro a março de 2014, as unidades do Sine fizeram a captação de mais de 42 mil vagas e intermediaram mais de 11 mil trabalhadores para o mercado

Tamanho: 1,6 MB

Os trabalhadores que se encontram desempregados têm uma grande oportunidade para ingressar no mercado de trabalho. Os 129 postos do Sistema Nacional de Emprego (Sine) - órgão da Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese) - contam hoje com mais de cinco mil vagas abertas de emprego em todo o Estado. De janeiro a março deste ano, as unidades do Sine em Minas já fizeram a captação de 42.679 vagas e intermediaram para o mercado formal de trabalho mais de onze mil trabalhadores.

Uma das grandes preocupações do secretário de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social, Eduardo Bernis, é ampliar a qualificação dos trabalhadores para garantir a inserção no mercado de trabalho.

Em Belo Horizonte, nas unidades do Sine (Assembleia, Utramig, Gameleira, Santa Efigênia e Câmara Municipal), são centenas de oportunidades. As chances vão desde promotor de vendas, auxiliar de cozinha e limpeza, operador de telemarketing, instalador-reparador de equipamentos de energia em telefonia a faxineiro. Só para atendente de lanchonete existem 200 vagas abertas na capital mineira.

O posto do Sine de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, está na liderança de oferta de vagas. Hoje são disponibilizadas aos trabalhadores do município 2.031 vagas. Segundo a coordenadora do órgão, Maria de Lourdes Rosa, são distribuídas cerca de 250 senhas por dia, mas como o posto conta com salas onde empresas também fazem a seleção, a oferta diária de oportunidades de trabalho sobe  para cerca de 350.

No município existem vagas para operador de telemarketing, auxiliar de linha de produção, operador de caixa, motorista carreteiro, servente de obras, auxiliar financeiro, auxiliar de pessoal e escritório, oficial de serviços gerais, repositor de mercadorias e porteiro. Entre as grandes contratadoras estão a Ambev, a Algar Tecnologia e BRF Brasil Foods.

A divulgação diária das vagas na mídia local e trabalho de captação junto às empresas foram fundamentais para elevar a oferta de vagas em Uberlândia. Segundo Maria de Lourdes, em 2011, a oferta de oportunidades de trabalho era mínima no município. “Agora, estamos trabalhando para ampliar a captação de vagas de nível superior. Hoje temos 14 oportunidades para médico, médico veterinário, engenheiros, analista de marketing e analista de folha de pagamento”, conta.

Outro município que também tem feito um trabalho de corpo a corpo junto às empresas para aumentar as oportunidades de vagas para os trabalhadores é Montes Claros, no Norte de Minas. Atualmente, são 430 oportunidades de emprego sendo ofertadas, sendo que 300 são para operador de processo de produção da Alpargatas, fabricante dos chinelos Havaianas. Segundo Juliana Miranda Santos, coordenadora do Sine, a empresa, que se instalou no município no ano passado, já disponibilizou mais de 2 mil postos de trabalho.

Segundo ela, para atender à demanda do mercado, um curso gratuito de eletricista começa agora, no próximo dia 5, com a coordenação da Funvale, para garantir mão de obra qualificada principalmente à indústria da construção civil, cujo volume de obras tem crescido a cada ano no município.

Há oportunidades de emprego também em outras regiões do Estado, como Araxá (84), Congonhas, (90), Ouro Branco (44), Três Pontas (69), São Gonçalo do Rio Abaixo (24) e Elói Mendes (6). Os interessados devem procurar os postos do Sine instalados nesses municípios.

Na última semana, o secretário de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social, Eduardo Bernis, esteve no Ministério do Trabalho e Emprego, em Brasília, em busca da ampliação de recursos e de políticas públicas na área de trabalho para os mineiros. “Queremos expandir a qualificação no Estado, para garantirmos mais efetividade na colocação de trabalhadores nas vagas disponibilizadas pelos postos do Sine em Minas”, enfatizou Bernis.