18h14min - 30 de Junho de 2014 Atualizado em 18h13min

ÁUDIO: Monumento em homenagem a doadores de órgãos é inaugurado em Belo Horizonte

Solenidade que marcou a apresentação da peça foi realizada na Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG), nesta segunda-feira (30/06)

Tamanho: 2,1 MB

Foi inaugurado, nesta segunda-feira (30/06), na Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG), um monumento em homenagem aos doadores de órgãos no Estado. Trata-se de uma escultura composta por uma base de concreto, com a representação em tamanho natural, em bronze, de duas pessoas, além de 48 placas de aço. O monumento possui ainda os nomes de diversos doadores de órgãos. A peça é de autoria do artista plástico Leo Santana.

Estiveram presentes na solenidade de inauguração o presidente da ALMG, Dinis Pinheiro; o secretário-adjunto da Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Wagner Eduardo Ferreira; o presidente da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), Antonio Carlos de Barros Martins; o diretor do Complexo MG Transplantes, Charles Simão Filho; além de outras autoridades. A iniciativa é fruto de uma parceira entre a ALMG, o Complexo MG Transplantes, a Fhemig e a SES-MG.

Durante o evento, foram ouvidos o médico epidemiologista e atual gerente de Ensino e Pesquisa da Rede Fhemig, Roberto Marini - que recebeu um rim do seu irmão Hilton Marini - e Aparecida Maria Silva Santos, mãe de Thiago Silva Santos, que teve todos os órgãos doados em janeiro de 2011. Além dos depoimentos, o lançamento contou ainda com a apresentação da cantora Fernanda Takai, que interpretou a música "Canção pra você viver mais", de John Ulhoa.

O presidente da ALMG, Dinis Pinheiro, falou sobre a importância de se fazer o bem ao próximo. “É um momento de saudade e muita emoção, em que relembramos os que se foram, mas também de esperança de que cada ser humano pode fazer o melhor para o próximo e para o mundo, por meio de um gesto de solidariedade e generosidade. E não há nada mais nobre do que a contribuição para salvar vidas”, disse.

O secretário-adjunto da SES-MG, Wagner Eduardo Ferreira, agradeceu a todos os familiares de doadores de órgãos pelo ato. “O Governo de Minas é grato a essas famílias pelo gesto de fraternidade e apoia incondicionalmente o trabalho realizado pelo MG Transplantes. Minas é hoje um Estado muito consciente em relação à importância da doação”, ressaltou.

Para o presidente da Fhemig, Antonio Carlos de Barros Martins, o monumento é uma forma de agradecer a todas as famílias de doadores de órgãos pelo ato de solidariedade com o próximo. “É um gesto que não tem preço”, disse o presidente, que ainda reafirmou o compromisso de ser inaugurada, até no início de 2015, a unidade de transplantes do Hospital Júlia Kubitschek, que será a primeiro centro transplantador público da rede estadual.

Em sua fala, o diretor do Complexo MG Transplantes, Charles Simão Filho, ressaltou a grandiosidade do ato de ser um doador de órgãos. “Desconheço um gesto tão bonito como esse. São pessoas que, mesmo diante de um momento de dor, conseguem ter uma atitude tão bela. Esse monumento tem o objetivo de reconhecer esse gesto de amor e divulgar ainda mais a importância da doação de órgãos“, disse. Charles Simão Filho ainda reforçou o trabalho incessante realizado no Estado em favor da doação de órgãos. “Em Minas Gerais, foi extinta a fila de receptores de córnea. Isso significa dizer que o paciente que necessita de uma córnea fica, no máximo, 2 meses à espera do transplante”, explicou.

Minas Gerais atualmente ocupa a segunda colocação do Brasil em quantidade de transplantes realizados. São 12,7 doadores para cada um milhão de pessoas. Número 3,5 vezes maior do que o registrado em 2006, quando existiam 3,6 doadores por milhão de habitantes.

O MG Transplantes é um dos serviços mais organizados e ativos do Brasil. Possui seis Centrais de Notificação, Captação e Doação de Órgãos em Belo Horizonte, Pouso Alegre (Sul de Minas), Governador Valadares (Rio Doce), Montes Claros (Norte), Juiz de Fora (Zona da Mata) e Uberlândia (Triângulo Mineiro). O Complexo é responsável, por meio do Serviço Nacional de Transplantes (SNT), por monitorar a lista única de transplantes de órgãos e tecidos, receber fichas de inscrição dos profissionais autorizados a transplantar e manter busca ativa constante nos hospitais de cada uma das seis regionais.