Minas por Região
Cultura

15h53min - 13 de Março de 2014 Atualizado em 15h57min

ÁUDIO: Mostra Minas Território da Arte apresenta amplo panorama artístico do estado

Cerca de 100 obras de artistas de diversas regiões mineiras estão em exposição no Palácio das Artes até o dia 4 de maio

Tamanho: 1,5 MB

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), em parceria com a Fundação Clóvis Salgado, apresenta um amplo panorama artístico do Estado com a exposição “Minas Território da Arte”, em cartaz até o dia 4 de maio na Grande Galeria Alberto da Veiga Guignard, do Palácio das Artes.

Estão em exposição cerca de 100 obras de 64 artistas de várias macrorregiões do Estado, que representam um recorte da produção mineira das primeiras décadas do século XX até os dias atuais. Com curadoria do historiador Fernando Pedro, integram a exposição pinturas, esculturas, desenhos, vídeos, instalações e outras técnicas que representam a diversidade cultural e as manifestações artísticas presentes em cada região.

A mostra traz como fio condutor curatorial os conceitos de democratização do acesso e descentralização da cultura. A iniciativa é parte do programa Minas Território da Cultura, a maior ação de interiorização das políticas públicas voltadas para a cultura realizado pela SEC em todas as regiões mineiras.

Para reunir todo o acervo, o Minas Território da Arte contou com o trabalho de pesquisa de cinco estudiosos da área: Jacqueline Prado, José Alberto Pinho Neves, Marco Antonio Pasqualini, Rodrigo Vivas e Walter Sebastião. Esses colaboradores foram designados a catalogar os talentos das respectivas regiões e tiveram o apoio das Universidades Federais mineiras para a tarefa.

Para a secretária de Estado de Cultura, Eliane Parreiras, o evento é um esforço do Governo de Minas no sentido de ampliar as suas diretrizes para o maior número de cidadãos mineiros. “Nosso Estado possui várias facetas culturais em sua vasta extensão territorial. O Minas Território da Arte é um audacioso projeto que pretende oferecer ao público representações culturais de nossos artistas, tentando contemplar a maior variedade de obras”, destaca.

Homenagens póstumas

Como forma de sublinhar a trajetória profissional de personalidades da cultura, a exposição também presta homenagens póstumas a três grandes artistas mineiros que muito contribuíram para a construção da identidade cultural do Estado: Nívea Bracher, Raymundo Colares e Sara Ávila. Artista plástica aclamada em Juiz de Fora e região, Nívela tem, entre suas mais conhecidas obras, retratos, paisagens e naturezas mortas, que foram reunidas recentemente no Museu de Arte Murilo Mendes, localizado na cidade de Juiz de Fora.

Já Raymundo Colares era pintor, desenhista e amigo dos artistas Antonio Manuel  e Hélio Oiticica. Frequentou o ateliê livre de Ivan Serpa, no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM). Em 1967, participou da exposição Nova Objetividade Brasileira, no MAM. Recebeu prêmio do Salão Nacional de Arte Moderna (SNAM), em 1970, e teve seu trabalho exposto no Rio de Janeiro na década de 1980, com obras das correntes do construtivismo e arte pop.

Pintora, desenhista, ilustradora e professora, Sara Ávila foi aluna de Alberto da Veiga Guignard e Franz Weissmann entre 1953 e 1955. Em 1964 passou a lecionar na escola onde se formou e foi reconhecida com diversas premiações como o Grande Prêmio Nacional no Salão Inconfidência por Mérito Artístico do Governo do Estado de Minas Gerais. Na década de 60, Sara Ávila se tornou integrante do Movimento Internacional Phases, com sede em Paris. A artista foi ainda presidente do Conselho Estadual de Cultura do Estado de Minas Gerais e da Sociedade Amigas da Cultura em Belo Horizonte.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato