Governador | Cultura

16h02min - 19 de Março de 2014 Atualizado em 16h03min

ÁUDIO: Museu dos Militares Mineiros é novo espaço cultural de Belo Horizonte

Governador Antonio Anastasia inaugurou equipamento que guardará um pouco da história do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar de Minas Gerais

Tamanho: 1,1 MB

O governador Antonio Anastasia inaugurou, nesta quarta-feira (19/03), em Belo Horizonte, o Museu dos Militares Mineiros, cuja museografia foi realizada pela Secretaria de Estado da Cultura (SEC). O objetivo é ampliar o acesso a acervos que narram a história de Minas. Este é um espaço dedicado à memória de duas das mais tradicionais corporações do Estado: a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) e o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), e à reflexão sobre o papel destas instituições no cotidiano dos cidadãos e na reafirmação de elementos essenciais para a identidade mineira.

Em seu pronunciamento, Antonio Anastasia lembrou que o prédio, onde antes funcionava o Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais, “era vocacionado ao museu pela sua história, pela sua posição geográfica, pela beleza arquitetônica e pelo seu interior”. O equipamento público homenageia pessoas e feitos da instituição mais antiga do Estado.

“A Polícia Militar de Minas Gerais, de onde se desdobrou o Corpo de Bombeiros, é a instituição mais antiga do Estado, remontando aos tempos da capitania. Portanto, nada mais adequado para colocar neste local a memória das instituições, mas fundamentalmente, que mostrando que, pela história das pessoas, as instituições se materializam. Então passamos a ter em Minas o Museu dos Militares Mineiros, contando a história das corporações e também dos atos heroicos, da dedicação das pessoas, de exemplos que foram fundamentais para que ambas as instituições tivessem o grande conceito que têm no seio da sociedade do nosso Estado e o reconhecimento também das suas coirmãs de outros estados da Federação”, disse o governador de Minas.

Entrada franca

O acervo do museu reúne peças como armamento, uniformes militares, instrumentos musicais e de trabalho, fotografias e documentos. Além dos objetos em exposição, o espaço também conta com recursos tecnológicos como vídeos, jogos e dispositivos interativos. O museu, localizado na rua dos Aimorés, 698, no bairro Funcionários, vai funcionar de quarta a sexta-feira, de 10h às 19h, e no sábado, de 12h às 18h. O espaço tem entrada gratuita.

Para o comandante-geral da Polícia Militar de Minas Gerais, Coronel Márcio Martins Sant`Ana, a entrega do equipamento cultural “é a concretização de um sonho da PM de ter um local adequado para a exposição de seu acervo, para preservação de sua memória e mais um espaço de interação com a sociedade a quem nós servimos”.

“O museu será um espaço onde a nossa história será contada de maneira inteligente, de maneira moderna, em uma conjugação de acervo e interatividade, que faz com que seja atrativo, compatível com o nosso tempo. Será motivo de orgulho para os mineiros, os nossos bombeiros e policiais militares”, afirmou Sant`Ana.

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, Sílvio Melo, destacou a importância dos investimentos que o governo Anastasia tem feito para valorizar e o resgatar o patrimônio artístico, histórico e cultural de Minas Gerais. Apenas no museu estão sendo investidos R$ 5 milhões nas obras, de responsabilidade da SEC e do Departamento Estadual de Obras Públicas (Deop).

“Nesse momento em que o Governo de Minas realiza mais uma entrega ao povo mineiro, agradeço os avanços que os militares tiveram ao longo dos últimos anos, sejam eles avanços institucionais ou avanços sociais da família dos bombeiros e militares. Para a gente, o governador Anastasia é um exemplo de homem público, integridade moral, um gestor público comprometido, uma pessoa extremamente respeitada e admirada por todos”, afirmou Melo.

Após o descerramento da placa e o desenlace da fita inaugural, o governador Anastasia, acompanhado pelas autoridades, realizou uma visita às instalações do museu. Também participaram da solenidade a secretária de Estado de Cultura, Eliana Parreiras, o secretário de Estado de Turismo e Esportes, Thiago Lacerda, o secretário de Estado de Desenvolvimento do Norte e dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Gil Pereira, o presidente do Tribunal de Justiça Militar, coronel Sócrates Edgar dos Anjos, chefe-geral da Polícia Civil, Cylton Brandão, chefe do Gabinete Militar do Governador, Luis Carlos Martins, entre outros.

Estrutura

O novo museu conta com 13 salas. A sala do colecionador, por exemplo, reúne exposição com armas do acervo da Polícia Militar mineira. Já a sala da História das Corporações conta com recursos de vídeo e uma timeline interativa contando um pouco da história da PM e do CBMMG, além de salas que homenageiam as bandas das duas corporações. Acervo e vídeos mostram um pouco da história dos patronos e comandantes das corporações.

A sala de homenagens vai reunir vídeos com operações relevantes das corporações. A de uniformes reunirá acervos das duas corporação e a de prevenção e combate contará com equipamentos utilizados pelo Corpo de Bombeiros. Há uma sala de depoimentos, reunindo relato de civis sobre o atendimento das corporações, além de depoimento do Governador e dos Comandantes-Gerais. Uma sala especial homenageia a mulher nas corporações e conta como se deu a entrada delas no efetivo das corporações.

O Museu Militar vai contar ainda com uma sala de estudos, um espaço para pesquisa equipado com biblioteca e computadores com acesso ao banco de dados do espaço cultural. Na sala de jogos educativos, a interação se faz ainda mais presente com o objetivo ensinar ações de prevenção e segurança. O museu ainda conta com um espaço educativo e um auditório com capacidade para 50 pessoas para realização de palestras, eventos, workshops e exposições temporárias.