Minas por Região
Cultura | Governador

19h16min - 20 de Setembro de 2012 Atualizado em 10h25min - 01 de Julho de 2013

ÁUDIO: Na abertura da IV Bienal de Design, Anastasia anuncia unidade da Uemg na Praça da Liberdade

Governador assinou despacho priorizando a adaptação e reforma do antigo edifício-sede do Ipsemg, que irá abrigar núcleo de design da universidade

Tamanho: 1,4 MB

Na abertura da IV Bienal Brasileira de Design 2012, o governadorAntonio Anastasia assinou despacho governamental determinando que o Departamento de Obras Públicas do Estado de Minas Gerais (Deop/MG) priorize a adoção de providências necessárias à adaptação, reforma e restauração do antigo edifício-sede do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg), na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte. O local vai abrigar uma das unidades da Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg).

A assinatura ocorreu na noite desta quarta-feira (19), durante a solenidade de abertura do maior evento de design do país, no Palácio das Artes.

Anastasia afirmou que, com a nova unidade, professores, alunos, pesquisadores e profissionais ligados à Uemg estarão inseridos em um dos principais circuitos culturais do país. Eles terão também boa estrutura para estudar e colocar em prática a criatividade para o desenvolvimento do design em Minas Gerais.

“Fico especialmente honrado em entregar ao professor Dijon de Moraes, reitor da nossa Uemg, o despacho que autoriza a cessão e a reforma do prédio na Praça da Liberdade, para ser a sede da Escola de Design da Uemg. Isso vai não só dar a essa escola o endereço mais nobre da capital mineira, mas também inseri-la no Circuito Cultural, a manifestação mais excelsa da cultura de nosso Estado”, disse Antonio Anastasia.

O espaço contemplará a proposta de “Escola Aberta”, oferecendo à população oportunidades de um saudável convívio acadêmico-cultural, além de democratizar o design por meio de eventos como exposições, palestras, oficinas, laboratórios, mostras e workshops.  Com cerca de 1.300 alunos e contando com 168 professores, a Uemg é a segunda instituição mais antiga de ensino superior deste segmento no Brasil,

“As grandes potências econômicas têm no design um dos sustentáculos da sua prosperidade. Evidentemente, isso decorre da qualificação de seus designers, das pessoas que atuam nesse segmento tão importante, que está presente em todas as áreas da produção, coincidindo de modo integral com os propósitos e o empenho de nosso governo de fazer de Minas Gerais um estado cada vez mais vinculado a questões da criatividade e da inovação”, destacou Anastasia.

BH respirando design

A IV Bienal Brasileira de Design, que começa nesta quinta-feira (20) e vai até 31 de outubro, é uma ação de políticas públicas que agrega as principais iniciativas do design desenvolvidas no país em todos os seus ambientes, na indústria, no meio acadêmico ou de gestão. Pela inserção em diversos setores da atividade econômica e pela multiplicidade de utilização, o design é uma ferramenta estratégica que agrega valor ao produto nacional.

O governador disse que a IV Bienal vai permitir aos visitantes conhecer o design desenvolvido no Brasil. “O reconhecimento da inteligência e da criatividade, explícitos na atividade do design, tem um valor econômico extraordinário. Isso significa desenvolvimento e, por conseqüência, inclusão social, prosperidade, segurança e todas as boas e virtuosas políticas públicas que todos nós trabalhamos, de modo articulado, para alcançar, de modo real, concreto e verdadeiro”, afirmou.

O tema principal desta edição da bienal é “Diversidade Brasileira”. O evento vai abordar as referências e tendências nacionais e internacionais da área, com a participação de várias instituições que interagem com o design. Uma série de eventos vai a apresentar as principais iniciativas do design desenvolvidas no país como seminários, debates e workshops. A bienal vai até 31 de outubro.

Visita à exposição principal

Acompanhado pela curadora desta edição da bienal, Maria Helena Estrada, o governador visitou a principal mostra do evento “Da Mão à Máquina”, cujo objetivo é apresentar a vocação do país para o design, desde o artesanato até a indústria de alta tecnologia.

Também participaram da abertura da IV Bienal Brasileira de Design a secretária do Desenvolvimento da Produção do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Heloísa Menezes; os secretários de Estado Narcio Rodrigues(Ciência, Tecnologia e Ensino Superior) e Dorothea Werneck (Desenvolvimento Econômico); o presidente da Fiemg, Olavo Machado Júnior; entre outros presentes.

A quarta edição da Bienal é uma iniciativa do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), com apoio da Apex Brasil. A realização é do Governo de Minas Gerais por meio das secretarias de Desenvolvimento Econômico (Sede), de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes) e de Cultura, e pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig). A coordenação técnica é do Centro Minas Design (CMD), vinculado à Uemg.

Veja a programação completa da IV Bienal Brasileira de Design no site www.bienalbrasileiradedesign.com.br

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato