Cultura | Social | Trabalho / Social

16h19min - 01 de Dezembro de 2012 Atualizado em 23h22min - 27 de Junho de 2013

ÁUDIO: Núcleo Valores de Minas promove o espetáculo Ali(ce)ia no Plug Minas

Apresentação produzida e encenada pelos estudantes do Plug Minas acontece até o dia 2 de dezembro, com entrada gratuita

Tamanho: 587,5 KB

Uma reflexão sobre si mesmo, sonhos, noção de tempo e as mudanças da vida. Essa é a ideia do 8º espetáculo do Núcleo Valores de Minas, Ali(ce)ia, que está em cartaz no Plug Minas - Centro de Formação e Experimentação Digital até o dia 2 de novembro. A peça é resultado do envolvimento entre Dança, Música, Teatro, Circo e Artes Visuais.

O espetáculo Ali(ce)ia é baseado na história de Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carrol, que fala sobre Alice, uma menina que cai numa toca de coelho que a transporta para um lugar fantástico povoado por criaturas peculiares e que revela uma lógica do absurdo do tempo. Da mesma forma, no espetáculo Ali(ce)ia a personagem é indagadora e curiosa, ávida por conhecer, e mergulha dentro de si, confronta seus vários `eus´, vai se descobrindo, entendendo, ou melhor, desentendendo as visões de mundo endurecidas pela vida moderna e suas estranhezas.

Esta narrativa foi adaptada e gira em torno do caminho percorrido por ela em busca de seu livro preferido que foi roubado. Nesse percurso, Maria Alice se depara com a Rainha Vermelha, que tenta destruir todos os livros do mundo, com o Gato de Cheshire, que prevê o futuro, e vários outros personagens que ora dificultam, ora ajudam a jovem em sua busca.

A entrada para o espetáculo é gratuita, mediante a doação de um quilo de alimento não perecível e os ingressos começam a ser distribuídos na entrada do Núcleo Caminhos do Futuro, duas horas antes do início das apresentações, que acontecem até o dia 2 de dezembro às 19h30. No último dia do espetáculo, haverá ainda uma sessão extra aberta ao público, às 15h30.

Envolvimento dos alunos

Este ano, o Núcleo Valores de Minas recebeu 592 jovens para os três módulos e todos estão envolvidos no processo do espetáculo, desde a definição do tema, cenários, trilha sonora, figurinos e adereços.

Além de proporcionar uma rica vivência individual e também coletiva a todos os envolvidos em sua produção, o espetáculo de encerramento torna mais completo o processo de formação dos jovens, não só em manifestações artísticas, como também em cidadania, explica a coordenadora do Núcleo, Samira Ávila, também diretora artística do espetáculo.

"O espetáculo reflete o mergulho dos jovens nessa queda ao se entrelaçar ao mergulho de Alice, na medida em que eles se perguntam sobre si mesmos, o que desejam ser, sonhos, as mudanças e escolhas nem sempre fáceis na vida", afirma Samira. O espetáculo – a culminância de todo o processo de aprendizado – é uma oportunidade de compartilhar as conquistas individuais com a família, amigos, colegas de escola e parceiros.

Ali(ce)ia é o 8º espetáculo do Núcleo Valores de Minas. Até 2011, foram apresentados, aplaudidos por mais de 34 mil pessoas e elogiados pelo público e crítica, as seguintes peças: “Delírio Barroco”, “Estrada dos Sonhos”, “Opara”, “Sempre Alegre Miguilim”, “Metrópole”, “O Herói e a Armadura” e “A Lira e o Tambor”.

Para 2013, o Plug Minas está com 1010 vagas abertas, sendo 500 direcionadas aos jovens com idade entre 14 e 24 anos, com interesse em fazer parte do Núcleo Valores de Minas. O curso tem duração de dez meses e os interessados devem se inscrever pelo site www.plugminas.mg.gov.br.

Serviço:

Espetáculo Ali(ce)ia

Local: Plug Minas – Centro de Formação e Experimentação Digital – Núcleo Valores de Minas

Endereço: Rua Santo Agostinho, número 1441 – Bairro Horto

Datas: 28 de novembro a 02 de dezembro, às 19h30, e no dia 2 de dezembro sessão extra às 15h30.

Entrada Gratuita: Os ingressos serão distribuídos mediante a doação de um quilo de alimento não perecível na portaria do Plug Minas, duas horas antes das sessões. Entrada sujeita à lotação do espaço.