Minas por Região
Infraestrutura

21h11min - 17 de Fevereiro de 2014 Atualizado em 07h36min - 18 de Fevereiro de 2014

ÁUDIO: Obra da LMG-800 altera circulação de veículos em frente ao Aeroporto Internacional Tancredo Neves

Todo o trajeto alterado terá sinalização indicativa reforçada e os desvios não impactarão o tempo de acesso ao aeroporto e à capital

Tamanho: 1018,5 KB

Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER/MG), para dar continuidade aos trabalhos de aumento de capacidade e modernização da LMG-800, entre os quilômetros três e seis, seguimento próximo ao Aeroporto Internacional Tancredo Neves (Confis), vai realizar uma série de modificações na circulação de veículos que trafegam pelo local, a partir das 10h da próxima terça-feira (18).

As modificações na circulação serão necessárias para a execução de obras de conclusão na pista no sentido Belo Horizonte/Aeroporto. O desvio começará em frente ao estacionamento da empresa Localiza e irá até o Viaduto do Terminal de Cargas, onde retornará a pista habitual.

Para quem segue no sentido Aeroporto/Belo Horizonte, um pouco antes do Viaduto do Terminal de Cargas deverá realizar o desvio utilizando a pista oposta. Passado o Viaduto do Terminal de Cargas, logo em seguida um novo desvio será realizado para retomar a pista de origem.

Todo o trajeto alterado terá sinalização indicativa reforçada, além dos trechos serem monitorados por radares que limitarão a velocidade a 60/h. Os desvios não impactarão o tempo de acesso ao aeroporto e à capital.

A reforma e duplicação dos trechos da LMG-800 e MG-424 vão criar novo acesso ao Aeroporto Internacional Tancredo Neves, além de melhorar a ligação da capital mineira às cidades do Vetor Norte, como Pedro Leopoldo, Confins e São José da Lapa. Ao todo, estão sendo investidos R$ 373 milhões.

As obras nas duas vias serão entregues antes da Copa do Mundo cumprindo o planejamento realizado pelo Governo de Minas desde 2003, que visavam à melhoria do complexo do Vetor Norte. A execução do que foi planejado, iniciou-se com a implantação da Linha Verde e desdobrou-se com as obras do aeroporto e do aeroporto indústria como forma de ser mais um instrumento estratégico do desenvolvimento de Minas Gerais.

A obra

As intervenções na MG-424 preveem a restauração e aumento da capacidade da rodovia, no trecho entre o entroncamento da MG-010 até o encontro com LMG-800. Setenta por cento das obras de drenagem já estão concluídos e 80% da pavimentação já foram feitos. Neste trecho, que já é duplicado, está sendo feita a restauração do pavimento, em 16,8 quilômetros. Também estão sendo instaladas três novas passarelas, além de uma passagem inferior (bairro Lagoa dos Mares, Confins) e um viaduto (próximo à Cidade do Galo).

Os cerca de 12 quilômetros da LMG-800, que ligam o entroncamento para Lagoa Santa até a MG-424, estão sendo duplicados, com 95% da terraplanagem já concluídos. As obras da drenagem já estão 88% prontas e 76% da pavimentação feita. Também estão sendo construídos uma passagem inferior (para acesso à Lapa Vermelha) e novos cincos viadutos. Um dos viadutos dará acesso à cidade de Confins, dois viadutos ao terminal de passageiros e retorno a Belo Horizonte, e outros dois ao terminal de cargas do aeroporto.

São intervenções em 29 quilômetros de rodovia, beneficiando diretamente três milhões de pessoas dos municípios de Belo Horizonte, Vespasiano, São José da Lapa, Confins, Pedro Leopoldo, Lagoa Santa, Santa Luzia, Jaboticatubas, Baldim, Santana do Riacho, Morro do Pilar e Conceição do Mato Dentro.

Mais de mil operários trabalham nas obras que se iniciaram em março de 2013 e estão sob gerenciamento do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER). As intervenções vão permitir ainda a construção do Contorno de Lagoa Santa e de uma nova ponte sobre o Rio das Velhas, o que vai facilitar o acesso à região da Serra do Cipó, sem passar por dentro de Lagoa Santa.

Confira na imagem abaixo onde os desvios serão feitos.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato