Minas por Região
Esportes

10h55min - 27 de Junho de 2012 Atualizado em 14h58min - 01 de Julho de 2013

ÁUDIO: Pista de Atletismo do Centro de Treinamento Esportivo será inaugurada nesta quinta-feira

Instalado na UFMG, com investimento do Governo de Minas, equipamento reúne o que há de mais moderno na prática da modalidade.

Tamanho: 1,8 MB

Governo de Minas e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) inauguram nesta quinta-feira (28), às 10 horas, a pista de atletismo do Centro de Treinamento Esportivo. O complexo está sendo construído pela universidade e pelo Estado na região da Pampulha, em Belo Horizonte. A obra é executada em parceria pela Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO/UFMG) e aSecretaria de Esportes e da Juventude (SEEJ), responsável pelo repasse integral dos recursos financeiros.

O investimento só na nova pista de padrão internacional é de R$ 7 milhões. Entre os materiais que estarão disponíveis aos atletas federados estão equipamentos e acessórios de atletismo, necessários para treinamento e estudos de alto rendimento na modalidade, como colchões, barreiras, dardos e discos.

O Centro de Treinamento Esportivo, um complexo de treinamento e pesquisa em esportes, está instalado em área de 13.800 metros quadrados na parte baixa do Centro Esportivo Universitário (CEU). As obras, que serão finalizadas em dezembro de 2013, demandarão investimento da ordem de R$ 70 milhões. Além da pista de atletismo, o centro contará também com parque aquático e ginásio poliesportivo, além de laboratórios de pesquisa aplicada ao esporte.

“O CTE será um dos melhores da América Latina”, previu o secretário de Estado de Esportes e da Juventude, Braulio Braz, ressaltando que a pista foi aprovada para receber a certificação Classe 1, a máxima concedida pela Federação Internacional de Atletismo (IAAF), por ser das mais modernas do mundo e atender às exigências de atletas de alto rendimento de todas as provas de atletismo: corridas, saltos e lançamentos.

O secretário lembrou ainda que o revestimento da pista, similar ao que será utilizado este ano nos Jogos Olímpicos de Londres, tem superfície sintética e conta com oito raias, uma raia adicional para treinamento e uma pista inclinada para aperfeiçoamento dos atletas.

Vistorias

A pista de atletismo foi vistoriada, em 20 de abril, pelo gerente para as Américas do Norte e Sul da Labosport, Yvon Depelteau, para a Federação Internacional de Atletismo (IAAF), que atestou que ela apresenta padrão similar ao de outras pistas já em utilização no mundo, dotada de piso de primeira qualidade, e que poderá ser utilizada em campeonatos mundiais de atletismo.

A pista e o CTE também receberam, em 24 de março, avaliação positiva do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), após análise do projeto e visita às obras pelo superintendente Executivo de Esportes do COB, Marcus Vinicius Freire. Na ocasião, ele considerou as instalações “um modelo de centro de treinamento que gostaríamos de ver pensados nas 27 unidades federativas brasileiras”.

Avaliação positiva também foi feita pelo presidente do Comitê Olímpico de Portugal, José Vicente Moura. Após visita ao local, ocorrida em 02 de abril, ele avaliou que a obra “é excelente, muito bem construída, que vai permitir melhorar significativamente o esporte de rendimento não só de Minas Gerais, mas do Brasil”.

A mesma avaliação foi feita, em 20 de março, pelo delegado do Comitê Olímpico Italiano (CONI), Alfredo Apicella, e, seis dias após (26/03), pelo professor de Ciências do Desporto da Universidade de Vic (Barcelona) e diretor de Projetos de Futebol do Futbol Club Barcelona, Carles Romagosa Vidal.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato