18h10min - 20 de Dezembro de 2012 Atualizado em 21h43min - 25 de Junho de 2013

ÁUDIO: Pista de atletismo e mecanismo que prevê R$ 10 mi ao esporte foram os destaques da Seej em 2012

As principais ações desenvolvidas em 2012 e as previsões para 2013 foram destacadas pelo secretário de Esportes e da Juventude, Eros Biondini, durante entrevista coletiva

Tamanho: 4,3 MB

O secretário de Estado de Esportes e da Juventude, Eros Biondini, destacou, nessa quarta-feira (19), durante coletiva, as principais ações desenvolvidas em 2012 e as previsões para 2013. Dentre elas, os novos mecanismos de Incentivo ao Esporte – encaminhados pelo governador Antonio Anastasia à Assembleia Legislativa. O Projeto de Lei prevê um novo mecanismo de apoio ao esporte no Estado, concedendo às empresas incentivadoras de projetos desportivos aprovados pela Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude (Seej) crédito outorgado correspondente ao valor do ICMS. A nova lei injetará, já em seu primeiro ano de vigência, cerca de R$ 10 milhões em projetos e programas esportivos.

A construção do Centro de Treinamento Esportivo (CTE), obra do Governo de Minas, por meio da Seej, e da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), foi outro assunto abordado pelo secretário. A pista de atletismo do CTE, construída de acordo com os mais altos padrões internacionais, foi inaugurada em junho deste ano.

Até o momento, o Estado já disponibilizou recursos de R$ 37 milhões na elaboração do projeto do CTE, na construção da pista de atletismo e no parque aquático – este terá outros 13 milhões para sua finalização. O pavilhão, contendo ginásio poliesportivo e laboratórios de pesquisa aplicados ao esporte, ainda será construído e está orçado em R$ 20 milhões. O custo total estimado da obra é de aproximadamente R$ 70 milhões.

A previsão é que o complexo esteja pronto em 2014 e atenda a 300 atletas de alto rendimento nas modalidades atletismo, natação, taekwondo, judô e ginástica.

Outra importante realização da secretaria, em parceria com a Confederação Brasileira de Basquete, foi a Copa América de Basquete Masculino, categoria sub-18 anos, promovida em São Sebastião do Paraíso, no Sul de Minas, na Arena Olímpica construída pela Seej. A competição reuniu as seleções do Brasil, Estados Unidos, Argentina, Canadá, México, Ilhas Virgens, Porto Rico e Venezuela.

A Seej também realizou o Futsal Fest - Ícones do Futsal, que reuniu Manoel Tobias, Falcão e outros craques da modalidade para um amistoso no Mineirinho.

Na área de Juventude, o planejamento principal está focado na construção do Centro de Referência da Juventude, em parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte. O espaço será destinado à realização de cursos de formação profissional e atividades de lazer, cultura e esportes, beneficiando 1,2 milhão de jovens da Região Metropolitana de Belo Horizonte.

O Governo do Estado se responsabilizará pelo total de R$ 10 milhões dos R$ 16 milhões previstos para serem investidos na construção do novo espaço. As obras, coordenadas pela prefeitura, serão realizadas em um imóvel fornecido pela PBH de 4 mil m², localizado entre a rua Aarão Reis, o viaduto da Floresta e a praça da Estação. A previsão é que as obras comecem no início de 2013 e sejam concluídas até o final do ano que vem. O local, onde funcionou a primeira fábrica de tecidos de Belo Horizonte, terá a fachada preservada e restaurada.

Com dois pavimentos, o centro abrigará uma biblioteca, um teatro de arena, auditório, cozinha experimental e academia para deficientes físicos. O BH Resolve, da PBH, será instalado no Centro de Referência da Juventude, que também será a sede definitiva do Juventude e Polícia, importante projeto de combate à criminalidade do Governo de Minas.

Os demais projetos e programas da Esportes e Juventude também foram apresentados, como Bolsa Atleta, Geração Saúde, Jogos de Minas e Jogos Escolares de Minas Gerais, Paradesporto, Observatórios do Esporte e da Juventude, Parlamento Jovem, entre outros.

Políticas sobre drogas

O secretário Eros Biondini também ressaltou a ida da Pasta de Políticas sobre Drogas, antes vinculada à Secretaria de Estado Defesa Social, para a Seej. “Aproximar, novamente, as ações de esportes, juventude e políticas sobre drogas fortalecerá nossa caminhada rumo a um Estado melhor pra se viver. Criar condições aos nossos jovens para praticar esportes, ter uma vida mais saudável e longe das drogas. Essas serão nossas principais metas”, analisou o secretário.