Esportes

23h23min - 16 de Julho de 2013 Atualizado em 23h22min

ÁUDIO: Provas de atletismo dos Jogos Escolares de Minas Gerais serão realizadas até o próximo sábado

Cerimônia de abertura do Jemg foi realizada nesta segunda-feira (15) no Centro de Treinamento Esportivo (CTE), na região da Pampulha, em Belo Horizonte

Tamanho: 2,2 MB

“Declaro aberta a etapa de atletismo dos Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg)”, pronunciou, nesta segunda-feira (15), o secretário de Estado Adjunto de Esportes e da Juventude, Rogério Romero, na cerimônia que deu início a maior competição esportiva-educacional do Estado.  As provas vão até o próximo sábado (20) e acontecem das 8h às 17h, no Centro de Treinamento Esportivo (CTE), localizado na região da Pampulha, em Belo Horizonte.

Participam dos jogos 2.500 alunos-atletas de 312 escolas, representando 100 municípios nas provas de corridas rasas, com barreiras, revezamento, saltos, arremessos, lançamentos e combinadas. As equipes e alunos-atletas vencedores em cada prova compõem a delegação mineira que irá disputar os Jogos Escolares da Juventude e as Paralimpíadas Escolares.

Para o diretor do CTE, Bruno Couto, o Jemg é uma grande oportunidade para identificar possíveis talentos na modalidade. “O objetivo é descobrir esses potenciais e oferecer a estrutura do CTE para treinamento e formação profissional do futuro atleta”, esclarece Bruno Couto.

Clique aqui para visualizar a tabela completa das provas.

Mais informações pelo endereço eletrônico jemg.esportes.mg.gov.br ou pelos telefone (31) 3915-4626 / 4625 / 4624.

Jogos Escolares

O Jemg é uma competição esportiva-educacional na qual participam escolas das redes pública e privada, com estudantes do ensino fundamental e médio. É desenvolvido pela Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude (Seej) em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SEE).

Os jogos acontecem nos módulos I, com alunos de 12 a 14 anos, e II, de 15 a 17. Na modalidade PCD, participam os alunos-atletas de 12 a 19 anos. Em 2013, já aconteceram as etapas microrregial e regional, contemplando as modalidades coletivas (basquetebol, futsal, handebol e voleibol) e a individual xadrez em 53 cidades sedes. A fase estadual será realizada de 29 de julho a 3 de agosto na cidade de Passos, Sul de Minas.

Centro de Treinamento Esportivo

O CTE é uma parceria entre a Seej e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e visa o estabelecimento de uma política integrada de desenvolvimento técnico-científico de atletas, treinadores e graduandos dos diversos cursos integrantes da equipe multidisciplinar da área de esporte e saúde. O CTE será constituído de um parque aquático, uma pista de atletismo e um pavilhão de esportes coletivos, ginásticas e lutas.

Aos atletas selecionados para formar a equipe principal, que será mantida até 2016 por meio de convênio com o Ministério do Esporte, será concedido treinamento técnico, físico e tático, além de acompanhamento médico, fisioterápico, fisiológico, nutricional, odontológico e psicológico. Desta maneira, o CTE buscará estabelecer a excelência na formação, desde a base até o alto rendimento, no desenvolvimento e na preparação dos atletas mineiros.

Para acessar a programação das provas de atletismo, clique aqui (arquivo PDF).