Minas por Região
Infraestrutura

14h55min - 02 de Agosto de 2013 Atualizado em 14h55min

ÁUDIO: Região Metropolitana de Belo Horizonte recebe nova Estação de Tratamento de Esgoto

Empreendimento em Santa Luzia contou com investimento de R$ 33 milhões, vai beneficiar mais de 190 mil pessoas e contribuir para a revitalização da Bacia do Rio das Velhas

Tamanho: 910,6 KB

Mais uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) vai entrar em operação neste mês. Localizada no bairro Frimisa, em Santa Luzia, a ETE atenderá cerca de 190 mil pessoas, que, agora, passarão a dispor de um completo sistema de esgotamento sanitário, dotado de coleta, transporte e tratamento de efluentes. O novo empreendimentos foi implantado pela Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa).

Com investimento total superior a R$ 33 milhões, a ETE tem capacidade para tratar mais de 15 milhões de litros de esgoto por dia. Mas, para que ela possa desempenhar sua função de maneira eficaz, é fundamental que cada morador interligue seu imóvel às redes de esgoto da Copasa.

Em Santa Luzia, o tratamento dos esgotos contribuirá para a revitalização das águas dos córregos Bicas, Bambuzal e Poderoso/Baronesa, importantes afluentes do Rio das Velhas. Consequentemente, o Velhas passará a receber o efluente tratado, contribuindo, assim, para manutenção da saúde e qualidade de vida da população.

O sistema

Para aperfeiçoar o sistema de esgotamento sanitário de Santa Luzia, a Copasa implantou cerca de 33 quilômetros de interceptores, sendo 22 desses responsáveis por levar o esgoto coletado na cidade à ETE Santa Luzia. Também foram construídas 12 estações elevatórias de esgoto, que têm a função de bombear o esgoto para a estação, intervenção necessária em regiões localizadas abaixo do nível da Estação de Tratamento.

Além dessa, Santa Luzia conta com outras quatro estações. Um delas é a ETE Cristina, responsável por tratar cinco milhões de litros de esgoto por dia coletados do Conjunto Cristina e região do São Benedito. As outras três atendem ao Bom Destino Norte, ao Bom Destino Sul e à Apac local.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato