Turismo | Meio Ambiente | Cultura

17h39min - 20 de Setembro de 2012 Atualizado em 23h04min - 30 de Junho de 2013

ÁUDIO: Rota das Grutas Peter Lund é uma “viagem no tempo”

Roteiro turístico promovido pelo Governo de Minas Gerais envolve locais por onde o pesquisador dinamarquês realizou importantes descobertas

Tamanho: 1,5 MB

O Museu Peter Lund, que será inaugurado nesta sexta-feira (21) em Lagoa Santa, é parte de um amplo projeto do Governo de Minas Gerais, a Rota das Grutas Peter Lund. A iniciativa envolve outros quatro municípios em um roteiro turístico único, pautado nos elementos naturais e culturais da região cárstica do Estado.

Nas suas grutas, lagoas, espaços culturais e monumentos, a Rota das Grutas Peter Lund é quase como uma viagem no tempo, revelando marcos históricos de mais de 11 mil anos de idade e passando também por preciosidades da cultura mineira.

O projeto, inédito em Minas, realizado pelas Secretarias de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, de Cultura e de Turismo, visa promover o desenvolvimento regional por meio do turismo, com a estruturação desta rota dos locais por onde o naturalista dinamarquês Peter Wilhelm Lund (1801-1880) passou em suas pesquisas: Belo Horizonte, Lagoa Santa, Pedro Leopoldo, Sete Lagoas e Cordisburgo.

“O objetivo do produto turístico Rota das Grutas de Lund é oferecer uma experiência diferenciada, qualificada e segura aos visitantes que busquem a interação com a natureza na região. Além disso, o local vai promover a conservação do patrimônio histórico, arqueológico e paleontológico e as manifestações culturais do povo mineiro”, explica o secretário de Estado de Turismo, Agostinho Patrus Filho.

O roteiro inclui, além do Museu Peter Lund, o Museu de Ciências Naturais da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), o túmulo de Peter Lund, o Centro de Arqueologia Annette Laming Emperaire, o Parque Estadual do Sumidouro (com suas grutas, lapas, lagoas e monumentos históricos), a Gruta de Rei do Mato, e a Gruta de Maquiné, terminando no Museu Casa Guimarães Rosa, localizado no município de Cordisburgo.

Segundo o secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Adriano Magalhães, estão sendo investidos R$ 10 milhões no projeto. “Esperamos que essa iniciativa traga uma nova visão para crianças, adolescentes e jovens no que se refere à conservação e à proteção das Unidades de Conservação no Estado”, afirma.

Legado para a humanidade

Na Rota das Grutas Peter Lund, o dinamarquês realizou importantes pesquisas nas áreas de paleontologia, arqueologia e espeleologia, deixando um legado significativo para a compreensão do início da civilização no território americano.

Na região, onde viveu por 45 anos, Lund encontrou mais de 12 mil peças fósseis de espécies animais da Era Cenozóica, entre elas o tigre-dente-de-sabre, o tatu gigante, a preguiça gigante, raposas e ursos, além de fósseis humanos. Seus achados questionaram a teoria evolutiva terrestre dominante no período e chegaram a ser citados por Charles Darwin na clássica obra “Teoria da Evolução das Espécies”.

Outra descoberta deLund que contribuiu para a compreensão da história da humanidade foram os vestígios do hominídio mais antigo que viveu na América Latina, que ficou conhecido como o “Homem de Lagoa Santa”.

Nascido em 1801, em Copenhague, Peter Lund foi um grande estudioso de Botânica e Zoologia. Ele viajou pela primeira vez ao Brasil em 1825, onde percorreu as províncias do Rio de Janeiro e São Paulo e coletou grande quantidade de material, que enviava para o Museu de História Natural da Dinamarca.

Em 1832, voltou definitivamente ao Brasil. Em Minas, passou a se dedicar às pesquisas arqueológicas e, dez anos depois, já havia explorado mais de 200 cavernas na região e descrito 115 espécies de animais. Lund publicou várias memórias de seus achados, ilustradas com pinturas do norueguês Peter Andreas Brandt, que foram traduzidas para o português em 1950 sob o título Memórias sobre a Paleontologia Brasileira.

Em 1845, Lund terminou repentinamente o trabalho nas cavernas alegando falta de recursos. Ele doou a sua vasta coleção, com cerca de 20 mil itens, para o rei Cristiano VIII da Dinamarca. Um único exemplar de crânio humano encontrado por ele permanece no Brasil, no Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB). O pesquisador morreu em Lagoa Santa, em 1880.

O Museu Peter Lund, inspirado na trajetória do pesquisador, reúne cerca de 80 fósseis descobertos por ele na região de Lagoa Santa. O acervo foi cedido pelo Governo da Dinamarca.