Minas por Região
Cultura | Copa do Mundo

17h48min - 23 de Maio de 2013 Atualizado em 20h24min - 30 de Junho de 2013

ÁUDIO: Secretaria de Cultura apresenta roteiro com ações culturais voltadas para Copa do Mundo

Em coletiva à imprensa, secretária Eliane Parreiras falou sobre infraestrutura, serviços e eventos culturais que contam com a participação do Governo de Minas

Tamanho: 1,9 MB

A 14 meses do início da Copa do Mundo de Futebol de 2014, a secretária de Estado de Cultura, Eliane Parreiras, apresentou, nesta quinta-feira (23), em coletiva à Imprensa na Fundação Clóvis Salgado, em Belo Horizonte, a primeira versão do Roteiro Cultural na Copa em Minas.

O roteiro reúne as principais obras de infraestrutura, além de outras importantes ações que vêm sendo preparadas para o período da competição, quando Belo Horizonte e cidades vizinhas receberão milhares de turistas de outras partes de Minas, do Brasil e do exterior.

Com eventos promovidos ou apoiados pelo Governo de Minas, foi apresentada uma versão preliminar da programação, já que trata-se de um projeto em desenvolvimento e que, até sua versão final, ainda poderá receber modificações, bem como receber novas ações.

“O esboço inicial dessa programação que será oferecida em Minas durante a Copa do Mundo faz jus à tradição cultural do Estado”, afirma a secretária Eliane Parreiras, acrescentando que o pontapé inicial dessa jornada será dado na Copa das Confederações, em junho, quando esse roteiro cultural começa a se deslanchar e algumas obras já serão prontas.

Roteiro abrangente

O roteiro abrange as áreas de infraestrutura, serviços e programação cultural para a Copa do Mundo e a Copa das Confederações em Minas. Entre as inúmeras ações, destacam-se a instalação de bicicletários no Circuito Cultural da Praça da Liberdade, a restauração do coreto da praça e a reformulação da sinalização externa dos espaços do circuito. A exposição do fotógrafo Sebastião Salgado está entre os pontos altos da programação.

Também estão previstas diversas inaugurações para impulsionar a atração de turistas, incluindo o novo Museu da Gruta de Maquiné, o Centro de Referência da Economia Criativa, o projeto museográfico do Palácio da Liberdade, o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), a casa FIAT de Cultura e, ainda, a criação do Centro de Informação ao Visitante.

A requalificação dos passeios do entorno da Praça da Liberdade, reformas no Palácio das Artes e na Serraria Souza Pinto, a implantação de novo portal web voltado ao tema, o desenvolvimento de aplicativo para mídias móveis, a distribuição de roteiros dos espaços, a contratação de atendentes bilíngues e a realização de visitas guiadas também estão entre as ações a serem executadas.

A Fundação Clóvis Salgado realizará uma programação diferenciada em seus espaços culturais, em várias áreas, com a participação de grupos e artistas mineiros e nacionais. As iniciativas do Governo de Minas também incluem o estímulo a projetos culturais voltados para a Copa do Mundo, temporadas especiais no Palácio das Artes, programação para crianças e adolescentes, o incentivo à comercialização do artesanato mineiro e a publicação de guia com o Roteiro Cultural na Copa em Minas.  

Clique aqui para acessar a íntegra da versão preliminar do Roteiro Cultural na Copa em Minas. (Arquivo PDF).

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato