18h08min - 14 de Novembro de 2013 Atualizado em 18h08min

ÁUDIO: Secretaria de Esportes e da Juventude lança campanha antidoping em academias

Iniciativa, realizada em parceria com o Conselho Regional de Educação Física, visa contribuir para a conscientização sobre os riscos do uso de anabolizantes

Tamanho: 1,4 MB

Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude (Seej), em parceria com o Conselho Regional de Educação Física (CREF6/MG), iniciaram, nessa quarta-feira (13), o trabalho para contribuir com a conscientização de frequentadores de academias de ginástica sobre os riscos do uso de anabolizantes.

O secretário Eros Biondini esteve na Academia Running, em Lagoa Santa, para realizar a entrega de uma placa de adesão ao programa de conscientização e conhecer o trabalho desenvolvido. Estiveram presentes o subsecretário de Estado de Juventude, Gabriel Azevedo, o vice-prefeito Genesco Oliveira e o conselheiro do Cref, Fernando Sander.

A placa entregue e afixada em local de destaque no estabelecimento traz os dizeres da lei nº. 16.163/06, que alerta sobre o uso de substâncias químicas para a prática de atividade física. “O uso de anabolizantes prejudica o sistema cardiovascular, causa lesões nos rins e no fígado, degrada a atividade cerebral e aumenta o risco de câncer”, e o slogan da Campanha Antidoping, “Você não precisa de doping para dar o seu melhor”.

Eros Biondini ressaltou os perigos do uso de doping e afirmou que campanhas de conscientização são sempre necessárias. “Hoje em dia é possível ver várias pessoas que realizam exercícios físicos tomarem suplementação alimentar, muitas das vezes, sem orientação, prejudicando a própria saúde. Trazer uma ação de prevenção ao uso de substâncias químicas para dentro das academias vai facilitar bastante o acesso à informação e a erradicação desse problema”, garantiu.

Nos próximos dias, 1,5 mil academias credenciadas pelo Cref também receberão uma placa para adesão à campanha.