Minas por Região
Governo

11h34min - 16 de Julho de 2012 Atualizado em 05h25min - 29 de Junho de 2013

ÁUDIO: Segunda reportagem da série “Soluções para a Seca” destaca apoio logístico aos municípios

Série especial, em versões áudio e vídeo, mostra como as políticas públicas estaduais conseguiram mudar a realidade de milhares de mineiros

Tamanho: 1,5 MB

A Agência Minas apresenta, nesta segunda-feira (16), a segunda reportagem da série especial sobre as iniciativas do Governo do Estadopara atendimento às regiões atingidas pela estiagem. São quatro matérias especiais – em versões áudio e vídeo, disponíveis para rádio, TV e internet – sobre as ações do Programa de Convivência com a Seca. A primeira reportagem foi veiculada na última sexta-feira (13). Para acessá-la, clique aqui.

A equipe do Núcleo Multimídia da Agência Minas percorreu mil quilômetros em dez dias, passando pelas cidades de Montes Claros, Claro dos Poções, Coração de Jesus, Francisco Sá, Guaraciama, Capitão Enéas, Juramento e Mirabela.

A segunda reportagem da série especial mostra as iniciativas de apoio logístico do Governo de Minas às regiões atingidas. Dentre as ações, destacam-se os novos postos da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, instalados nas regiões prejudicadas pela estiagem, permitindo socorro rápido às vítimas, com distribuição de alimentos, colchões e cisternas. As unidades servem, ainda, como ponto de apoio para a articulação de ajuda humanitária.

A série

Já a primeira reportagem da série mostrou como a construção de uma barragem mudou a vida de uma comunidade no município de Claro dos Poções. Quem não tinha água encanada, agora, pode plantar horta no quintal. Setenta pequenas barragens e trezentas bacias de captação para água da chuva já foram feitas pelo governo no Norte do Estado.

O Programa de Combate à Pobreza Rural é o tema da terceira reportagem da série, com ações como o financiamento de obras e aquisição de equipamentos agrícolas. Na última matéria, será apresentado um balanço das ações do Comitê Gestor de Convivência com a Seca, que reúne representantes de oito secretarias e de dez órgãos estaduais.

Neste ano, o período de estiagem começou mais cedo e 113 municípios mineiros já decretaram situação de emergência. O Plano Seca 2012, do Governo de Minas, prevê investimentos da ordem de R$ 11 milhões apenas para a oferta de materiais de ajuda humanitária. Além disso, o governo do Estado destinou recursos para obras de infraestrutura e programas de desenvolvimento local.

“As condições geográficas do Norte de Minas e dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri propiciam a ocorrência da seca e nós temos de aprender a conviver com este fenômeno natural. Mas também precisamos oferecer todas as garantias de qualidade de vida àquelas pessoas que residem e trabalham nestas importantes regiões de nosso Estado”, afirma o governador Antonio Anastasia.

As reportagens da série “Soluções para a Seca” estão disponíveis em versões para rádio, TV e internet.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato