Minas por Região
Infraestrutura

09h00min - 18 de Agosto de 2013 Atualizado em 15h24min - 14 de Agosto de 2013

ÁUDIO: Uso de linhas cortantes em pipas e papagaios traz sérios riscos para a população

Além de causar lesões que podem levar à morte, utilização de cerol ou linha chilena provoca danos à rede elétrica, segundo alerta a Cemig

Tamanho: 2,0 MB

As brincadeiras com pipas e papagaios, muito comuns durante as temporadas marcadas por ventanias, podem acarretar sérios riscos para a população. O uso das chamadas linhas chilenas é o principal agente causador de graves lesões, que podem levar à morte, além de provocar danos a patrimônios públicos e privados. As linhas chilenas possuem grau de periculosidade superior ao das linhas com cerol, que também causam graves acidentes.

Produzida de forma clandestina, a partir de uma mistura de óxido de alumínio e quartzo, a linha chilena é mais cortante do que o cerol. A comercialização destes produtos é proibida em Minas Gerais, conforme estabelece a Lei Estadual 14.349/02. Os acidentes envolvendo o uso ilegal das linhas chilenas provocam, em sua ampla maioria, ferimentos graves e cortes profundos.

Os motociclistas estão entre as principais vítimas deste tipo de delito. No ano passado, foi registrado um acidente fatal com pipa em Minas, de acordo com dados registrados pela Cemig. Já em 2011, houve dois acidentes com vítimas de ferimentos causados por papagaios. E, no ano anterior, 2010, também foram dois registros, sendo que uma das vítimas morreu.

Além de causar ferimentos, o uso de linhas cortantes é um dos principais causadores dos desligamentos no sistema de fornecimento de energia, pois, geralmente, causam o rompimento dos cabos de força quando entram em contato com a rede elétrica. De acordo com a Cemig, muitos curtos circuitos também são provocados pela tentativa de retirada de pipas e papagaios presos aos cabos.

De acordo com o engenheiro de tecnologia e normalização da Cemig, Demétrio Venício Aguiar, a linha chilena, tipo de cabo cortante feito em escala industrial, é mais refinado e com materiais mais abrasivos do que o cerol, por isso, os riscos são maiores. “Esse tipo de linha é muito mais cortante do que o cerol comum e, infelizmente, é possível adquirir esse material de origem estrangeira pelo mercado paralelo e até pela internet”, explica o engenheiro.

Acidentes graves

No ano passado, mais de 2,7 milhões de consumidores em todo o Estado foram prejudicados com desligamentos causados por papagaios presos nas linhas de distribuição. Durante o ano, foram registradas 5.019 interrupções no fornecimento de energia provocadas por pipas, representando 1,5% do total. Mais da metade dos desligamentos (3.064) ocorreram exatamente durante o inverno, entre junho e setembro, atingindo 1.558 mil consumidores. Em 2012, o maior número de interrupções causadas por papagaios na rede elétrica, 2.211 ocorrências, aconteceu na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato