Governo | Infraestrutura

18h28min - 02 de Dezembro de 2013 Atualizado em 18h29min

ÁUDIO: Vice-governador assina convênios e entrega veículos em Governador Valadares

Foram liberados recursos para obras como calçamento e pavimentação de vias e melhoria de estradas vicinais; Alberto Pinto Coelho entregou também 82 veículos e máquinas

Tamanho: 1,4 MB

Mais 116 municípios foram contemplados na décima terceira rodada do programa ProMunicípio. O vice-governador Alberto Pinto Coelhoassinou, nesta sexta-feira (29), em Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, convênios com  prefeituras para a realização de obras de infraestrutura. Durante a solenidade, que lotou o auditório da Região Integrada de Segurança Pública (RISP), foram entregues, ainda, 82 caminhões e máquinas rodoviárias.  O investimento total é de cerca de R$ 48 milhões.

Os caminhões basculantes, pipa e para transporte de lixo, motoniveladoras, retroescavadeiras e pás carregadeiras são repassados sem ônus às prefeituras. O ProMunicípio Infraestrutura visa atender a municípios com população de até 100 mil habitantes, com o repasse de veículos e recursos para obras como calçamento e pavimentação de vias e melhoria de estradas vicinais.

Em seu pronunciamento, o vice-governador destacou a importância do programa e da parceria  ampliada entre os entes federados. “Cada município, através de seus prefeitos e das suas lideranças, livremente define, em um montante de recursos colocados pelo programa, aquilo que é  sua  prioridade. Somente no ProMunicípio serão investidos R$ 2,1 bilhões”, salientou. Alberto Pinto Coelho disse ainda que  o Governo de Minas irá investir, até 2014, nas diversas áreas de atuação da gestão pública, como saúde, educação, segurança, infraestrutura e cultura, recursos da ordem de R$ 10 bilhões.

De acordo com o secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, Carlos Melles,  todas as obras de infraestrutura são executadas  a partir de um planejamento detalhado. “Nenhuma obra é iniciada sem a garantia do seu término”, afirmou.

O programa ProMunicípio foi lançado neste ano pelo governador Antonio Anastasia e tem como objetivo fomentar o desenvolvimento municipal por meio de investimentos em infraestrutura viária, máquinas e equipamentos rodoviários, veículos e ações de saúde e educação. Até o momento, já foram assinados 617 convênios , beneficiando 575 municípios. Já o total de veículos e equipamentos entregues até agora é de 350.

O prefeito de Ipaba, Edimarques Gonçalves Teixeira, falou em nome dos gestores municipais. “Programas como o ProMunicípio beneficiam diretamente a população e proporcionam melhoria na qualidade de vida”, afirmou.

O presidente da Assembleia de Minas Gerais e o secretário de Estado de Governo, Danilo de Castro, também participaram da cerimônia.

Clique aqui e confira a lista dos municípios beneficiados. (Arquivo em PDF)