Minas por Região
Governo | Segurança / Defesa Social

08h46min - 13 de Maio de 2014 Atualizado em 08h48min

ÁUDIO: Workshop sobre segurança pública reúne profissionais de imprensa em Belo Horizonte

té a próxima quinta-feira (15/05), cerca de 200 jornalistas participam de curso promovido pelo Governo de Minas sobre a cobertura em eventos

Tamanho: 1,5 MB

As técnicas, os equipamentos e os procedimentos utilizados pelos profissionais das Forças de Segurança de Minas Gerais durante a realização de grandes eventos foram apresentados aos profissionais da imprensa no workshop “A Segurança Pública e a Cobertura da Imprensa em Eventos”, que teve início nesta segunda-feira (12/05). O curso, realizado na Academia de Polícia Civil de Minas Gerais (Acadepol), em Belo Horizonte, é organizado pelo Governo de Minas, por meio da Superintendência Central de Imprensa, das Polícias Civil e Militar, do Corpo de Bombeiros e daSecretaria de Estado de Saúde. Ao todo, mais de 200 jornalistas de veículos mineiros, nacionais e internacionais se inscreveram para participação no evento – que será realizado até a próxima quinta-feira (15/05).

Pelo menos 40 profissionais participaram do primeiro dia do workshop, que contou com uma série de exposições e atividades práticas sobre os procedimentos de segurança a serem adotados pelos jornalistas para se protegerem em possíveis situações de risco, além da demonstração da cobertura do atendimento de profissionais de saúde. “Essas informações são importantes para que o profissional tenha o senso do risco do trabalho em cobertura de situações de risco, como as manifestações. Nós repassamos algumas dicas de segurança para ele se proteger de situações adversas, sem comprometer o seu trabalho”, destacou o tenente-coronel Alberto Luiz, chefe da comunicação da Polícia Militar.

Em sua apresentação, o tenente-coronel Alberto Luiz abordou temas diversos, como as operações de controle de distúrbios, com detalhes sobre formações táticas, uso diferenciado da força, aspectos legais e Equipamentos de Proteção Individual (EPI). Na parte prática do curso, os jornalistas puderam conhecer os Instrumentos de Menor Potencial Ostensivo (IMPO), como agentes químicos, agentes de pimenta, armas de impulsos eletromagnéticos e elastômetro (bala de borracha).

Foco na segurança

Segundo o chefe da assessoria de comunicação do Corpo de Bombeiros, tenente-coronel Edgard Estevo, o principal objetivo é garantir a segurança não apenas das pessoas envolvidas em situações de risco, mas, também, dos profissionais de comunicação responsáveis pelas coberturas de imprensa. “O curso traz as situações que poderão ser encontradas nas ruas, durante a realização de grandes eventos. Temos que conscientizar os profissionais da importância da autoproteção”, afirmou o tenente-coronel. O Corpo de Bombeiros apresentou, durante o primeiro dia do workshop, técnicas e práticas de prevenção a acidentes e a utilização dos sistemas preventivos de proteção durante eventos com grande aglomeração de pessoas.

Já a Polícia Civil discutiu, durante o curso, as ações de investigação e as atribuições da polícia judiciária, com destaque para as características dos inquéritos. O delegado Daniel Barcelos, do Departamento Antidrogas, promoveu debates sobre as provas necessárias para a prisão em flagrante e o detalhamento dos tipos de prisão, que podem ser temporária ou preventiva.

As ações de saúde pública durante a realização de grandes eventos também foram abordadas no workshop. O coordenador estadual de Urgência e Emergência da Secretaria de Estado da Saúde, Rasível dos Reis, apresentou a estrutura, a preparação e a capacitação do Estado para receber a Copa do Mundo Fifa 2014. Além disso, também foram expostas as principais características na cobertura da imprensa em Situações com Múltiplas Vítimas (SMV), garantindo a adequada coleta de informações e imagens, sem interferir no atendimento da equipe médica.

O curso tem como público-alvo jornalistas que trabalham em veículos de comunicação, mas os ensinamentos passados no workshop também podem ser úteis para os servidores estaduais, principalmente, os que atenderão a imprensa durante a Copa do Mundo Fifa, respondendo questões relativas à competição. O treinamento prossegue com atividades nesta terça (13/05) e quarta-feira (14/05), com encerramento na quinta-feira.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato