Governo | Ciência e Tecnologia | Segurança / Defesa Social

16h44min - 09 de Outubro de 2013 Atualizado em 16h44min

Boletim: Alerta para chuvas / Aprenda a nadar com o Corpo de Bombeiros / Governo de Minas oferece cursos gratuitos

Boletim de rádio estadual para o dia 10 de outubro

Tamanho: 2,6 MB

Alerta para chuvas

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais confirmou a primeira morte do período chuvoso 2013/2014. Um trabalhador rural de 21 anos morreu após ser atingido por um raio em Astolfo Dutra, na Zona da Mata. A Defesa Civil lembra que em caso de tempestades com raios, a orientação é procurar abrigo em locais fechados e distantes de estruturas metálicas. Nunca se esconda debaixo de árvores e entre em piscinas, rios ou córregos. De acordo com o coronel Luis Carlos Dias Martins, coordenador estadual de Defesa Civil, os mineiros devem ficar atentos porque a previsão é de chuvas acima da média.

SONORA

Início: “As previsões”

Fim: “Zona da Mata”

Para enfrentar o período chuvoso e evitar desastres, procure a Defesa Civil do seu município. Entenda como funciona os planos de contingência e quais são as alternativas emergenciais em casos de desastres; onde estão os abrigos e quais são os meios de evacuação. Em caso de emergência, procure a Defesa Civil da sua cidade ou ligue para o Corpo de Bombeiros ou para a Polícia Militar.

Aprenda a nadar com o Corpo de Bombeiros

Nos batalhões da capital e em alguns do interior é realizado um programa para incentivar a natação e prevenir afogamentos. O Prodinata atende o público a partir dos sete anos. O curso tem duração de quatro meses e as inscrições podem ser feitas no site da corporação: www.bombeiros.mg.gov.br.

Governo de Minas oferece cursos gratuitos

São mais de seis mil vagas em 47 municípios mineiros. Os interessados poderão escolher entre duas modalidades: inclusão digital e Tecnologia de Informação. Os cursos são uma iniciativa da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior por meio da Rede Uaitec – Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais. As inscrições podem ser feitas pelo site www.uaitec.mg.gov.br.