Agricultura | Educação

16h38min - 21 de Fevereiro de 2014 Atualizado em 16h39min

Boletim: Aprovados no Pronatec / Reinventando o Ensino Médio / Encontros sobre Agricultura em Minas

Boletim de rádio estadual para o dia 24 de fevereiro

Tamanho: 2,1 MB

Pronatec divulga lista dos alunos aprovados

Foi divulgada a lista com o nome dos alunos aprovados no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, o Pronatec. Para participar, é preciso estar matriculado no ensino médio regular em escolas públicas. O resultado pode ser consultado no site www.pronatecminas.com.br. O sorteio realizado pelo próprio sistema, levou em consideração o curso, turno, instituição e município escolhido pelo aluno. Ao todo foram 35.276 inscritos para 19.896 vagas. São 71 cursos distribuídos em 156 municípios.

Projeto Reinventando o Ensino Médio ajuda alunos em Minas

Alunos do primeiro ano do ensino médio das escolas públicas estaduais, passaram três dias num seminário para decidir o próprio futuro. Nos próximos 3 anos eles terão contato mais profundo com a área de conhecimento técnico escolhida por eles. As áreas são: Comunicação Aplicada; Turismo; Empreendedorismo e Gestão; Meio Ambiente e Recursos Naturais; e Tecnologia da Informação. É o projeto Reiventando o Ensino Médio que foi criado e aplicado a partir de 2012.

Secretaria da Agricultura quer promover encontros pelo Estado

O objetivo dos encontros regionais segundo a Secretaria de Estado de Agricultura Pecuária e Abastecimento, é debater os novos desafios do setor. Após cada encontro será elaborada uma agenda estratégica que irá nortear as políticas públicas do setor até 2030. Serão sete encontros pelo Estado. Já foram realizadas reuniões em Uberaba, Unaí e Almenara com a presença das lideranças do agronegócio regional. Hoje, está acontecendo em Montes Claros, norte de Minas. Amanhã dia 25 será em Governador Valadares (Vale do Rio Doce e Zona da Mata); dia 26 em Divinópolis (Centro-Oeste); e no dia 27 em Alfenas (Sul). Todas as reuniões serão coordenadas pelo secretário de Agricultura, Zé Silva.