Meio Ambiente | Cultura | Fazenda

Boletim estadual para rádio para o dia 9 de outubro de 2012

Tamanho: 2,9 MB

Arquivo Público Mineiro disponibiliza documentos sobre a Ditadura Militar

São relatórios policiais, processos, fichas de presos políticos e depoimentos que podem ser acessados pela internet. A maior parte do acervo é do Dops, Departamento de Ordem Política e Social. O acervo do Arquivo Público Mineiro é considerado patrimônio histórico estadual. O site para consulta é www.siaapm.cultura.mg.gov.br.

Minas investe na preservação do meio ambiente com Bolsa Reciclagem

A partir de dezembro deste ano, o Estado será o primeiro do país a remunerar associações e cooperativas de catadores de materiais recicláveis pelos serviços ambientais prestados.

O incentivo será concedido trimestralmente às cooperativas ou associações, sendo que 90% dos recursos terão que ser repassados aos catadores. O restante poderá ser usado para custear despesas administrativas. Na primeira fase de implantação do programa será remunerada a coleta de papel, plástico, vidro e metal. O investimento inicial é de R$ 3 milhões.

No Dia das Crianças, pedir a nota fiscal é fundamental

O alerta é da Secretaria de Estado da Fazenda. É que além de permitir ao consumidor o direito à troca do produto adquirido, o documento fiscal também contribui para o recolhimento dos tributos e garante a aplicação desses recursos em obras e serviços para toda a população.

Quem pede a nota fiscal ao fazer as compras também pode concorrer a prêmios de até meio milhão de reais. Basta participar da promoção Torpedo Minas Legal enviando uma mensagem via celular para o numero 97531, informando o CNPJ que consta no cupom, data e valor da compra.  O custo do torpedo é de R$ 0,31 mais impostos. Para mais informações acesse o site www.torpedominaslegal.mg.gov.br.