Minas por Região
Cultura | Social | Educação | Trabalho / Social

17h33min - 06 de Novembro de 2012 Atualizado em 02h53min - 28 de Junho de 2013

Boletim: Índice de Pobreza Multidimensional / Avaliação da Aprendizagem / Cena Minas

Boletim estadual de rádio para o dia 7 de novembro de 2012

Tamanho: 2,5 MB

Governo de Minas vai expandir a aplicação do Índice de Pobreza Multidimensional, o IPM

A metodologia avalia as condições de pobreza, considerando aspectos além da renda, como saúde, trabalho e relações sociais. Em Minas, o IPM é aplicado desde 2011. 130 municípios já têm o índice calculado. No ano que vem, serão mais 70. De acordo com o Secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Cássio Soares, o indicador permite que o poder público elabore políticas de acordo com as necessidades de cada cidade ou região. O IPM foi criado por pesquisadores da Universidade de Oxford, na Inglaterra. Ele é utilizado também pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, desde 2010.

 

270 mil alunos já começaram a fazer a Avaliação da Aprendizagem

As provas de 10 disciplinas são aplicadas anualmente no primeiro ano do Ensino Médio da Rede Estadual de Minas Gerais. O objetivo é avaliar o conhecimento dos estudantes e usar essas informações para melhorar a qualidade do ensino. Este ano, pela primeira vez, o exame é feito pelo computador. Das mais de 1800 escolas estaduais mineiras que aplicam a prova, quase 300 vão fazer a avaliação em formato virtual. A novidade está em teste, mas a ideia é expandir para mais unidades nos próximos anos.

 

Inscrições para a 5ª Edição do Cena Minas vão até o dia 19

Este ano, a iniciativa tem novidades, como o aumento de 20% do valor total da premiação e a inscrição de pessoas físicas. Grupos de circo também passam a participar da avaliação, assim como os de dança e teatro que já são contemplados.  O valor total do prêmio da Secretaria de Estado de Cultura será de um milhão trezentos e trinta e cinco mil reais. Mais informações no site cultura.mg.gov.br

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato