18h26min - 26 de Janeiro de 2010 Atualizado em 10h08min - 26 de Junho de 2013

Governo de Minas investe em grande obra de saneamento

Tamanho: 2,5 MB

CABEÇA:

Tudo pronto para o início das operações da segunda etapa da Estação de Tratamento de Esgoto do Onça, no bairro Ribeiro de Abreu, região nordeste da capital. A obra, realizada pela Copasa, integra o mais amplo programa do Governo Estadual no setor de saneamento. Agora, os esgotos de Contagem e Belo Horizonte vão percorrer uma trajetória ainda maior de tratamento antes de serem lançados no rio. A etapa secundária vai permitir a maior oxigenação da água, como explica o presidente da Copasa, Ricardo Simões.

SONORA:

Ricardo Simões

C: “Isso significa você reduzir...”

T: “... o retorno a vida.”

OFF:

A ETE Onça é a maior estação de tratamento da América Latina em área construída. Das 611 cidades de Minas em que o abastecimento de água é feito pela Copasa, 196 já possuem tratamento de esgoto. Até o final de 2010, em todo o estado serão 96 Etes em funcionamento, 59 em construção, 5 em licitação e 48 em projeto. De acordo com o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, José Carlos Carvalho, o grande desafio é fazer com que o esgoto chegue às estações.

SONORA:

José Carlos Carvalho

C: “Concluída a...”

T: “... tratamento.”

NOTA PÉ:

Antes de 2003, Minas Gerais tratava apenas 26% do esgoto. Ocupava o penúltimo lugar no ranking de tratamento dos estados do Brasil. De lá pra cá o volume de esgoto tratado chegou a 70%, quase triplicou. O tratamento melhorou a qualidade das águas do Rio das Velhas e, com isso, algumas espécies de peixe, que só eram encontradas a mais de 300 quilômetros da Região Metropolitana, voltaram a aparecer. O governador Aécio Neves inaugura a segunda etapa da Estação de Tratamento do Onça, na quarta-feira, dia 27, às 11 horas da manhã.

ASSINATURA:

Agência Minas/repórter Renata Abritta