Segurança / Defesa Social

None

Tamanho: 2,8 MB

CABEÇA:

A Secretaria de Estado de Defesa Social divulgou nesta sexta-feira, os resultados da pesquisa referente à letalidade no Sistema de Defesa Social em 2008. O levantamento foi elaborado pelo Centro de Estudos de Criminalidade e Segurança Pública da Universidade Federal de Minas Gerais. A pesquisa mostra as ações que resultaram em ferimento ou morte de civis e de agentes de segurança, como policiais, bombeiros e agentes penitenciários, por causa do uso de armas de fogo. O professor José Ignácio Cano que conduziu a pesquisa afirma que Minas Gerais é o Estado menos violento da região Sudeste.

José Ignácio Cano

C: “Minas Gerias...”

T: “... regional.”

OFF:

O sistema de monitoramento regular da letalidade que acontece desde 2005 é inédito no país e visa à transparência dos dados da violência em Minas Gerais. Os índices apresentados se referem a 2008 e mostram redução de feridos no comparativo com 2007. Entre os civis o número caiu de 127 para 108. Já os policiais feridos caíram de 50 para 22. A análise considerou 164 episódios de ação de membros da segurança pública estadual que fizeram uso de armas de fogo. O número de civis mortos caiu de 74 em 2007 para 51 em 2008. O secretário de Defesa Social, Maurício Campos Júnior, analisa a pesquisa.

Maurício Campos Júnior

C: “Na verdade...”

T: “... criminalidade.”

OFF:

O estudo também mostrou que número de policiais militares mortos subiu de 11 para 16. O corregedor da Polícia Militar de Minas Gerais, o coronel César Romero, lembra fatores que colaboraram para este resultado.

César Romero

C: “Esta situação...”