Social | Copa do Mundo | Trabalho / Social

16h13min - 17 de Maio de 2013 Atualizado em 01h54min - 29 de Junho de 2013

Abraço em prol de crianças e adolescentes reúne mais de cinco mil pessoas no Mineirão

Intenção da manifestação é sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade para o combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes

Para marcar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, comemorado em 18 de maio, mais de cinco mil pessoas, entre crianças, adolescentes e adultos, participaram de um abraço simbólico ao redor do estádio Mineirão, nesta sexta-feira (17). A mobilização foi realizada pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) e da Secretaria de Estado Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa), Prefeitura de Belo Horizonte e várias instituições não governamentais e privadas.

De acordo com a subsecretária de Direitos Humanos da Sedese, Carmen Rocha, a intenção da manifestação é sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade para essa luta permanente, que requer a participação de todos devido à magnitude que a violência sexual de crianças e adolescentes representa para a sociedade.

“Precisamos, cada vez mais, dar visibilidade para essa questão. Para isso, é necessária a participação de todos: governos, em suas várias instâncias, e sociedade civil. A escolha do Mineirão foi estratégica, por se tratar de um símbolo emblemático para Minas Gerais e para o esporte, e que receberá, em breve, uma grande concentração de pessoas, por conta da realização de relevantes eventos esportivos, o que requer uma participação ainda mais efetiva de toda a sociedade”, destacou Carmen.

João Vitor, de 13 anos, aluno da Escola Estadual Menino Jesus de Praga, de Belo Horizonte, contou que se sentiu muito feliz por participar de um evento que tem a finalidade de fazer com que as crianças cresçam em um mundo melhor. “Na escola e na TV, sempre escutamos casos de pessoas que maltratam crianças e isso tem que acabar”, afirmou.

O representante da Ação Social Técnica Tio Beijo, Jonathan Eduardo, que acompanhou cerca de 40 adolescentes ao evento, considerou a iniciativa extremamente positiva. “Aqui, cruzeirenses, atleticanos, americanos, todos os times e torcidas se uniram por um único ideal, que é a defesa das crianças e adolescentes. Tenho certeza que várias pessoas se sentirão mais mobilizadas vendo esses jovens aqui hoje”, garantiu.

As denúncias de qualquer tipo de violação dos direitos humanos de crianças e adolescentes podem ser registradas por meio do Disque Direitos Humanos (0800 031 11 19) da Sedese. A ligação é gratuita, sigilosa e o serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h.

A data

O dia 18 de maio foi instituído pela Lei Federal nº. 9970/00 como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.  A data foi escolhida porque em 18 de maio de 1973, em Vitória (ES), uma menina de oito anos de idade foi raptada, drogada, estuprada, morta e carbonizada por jovens de classe média alta da cidade. O crime bárbaro chocou a opinião pública nacional e ficou conhecido como o “Crime Araceli”, nome da vítima. Apesar de sua natureza hedionda, prescreveu impune.