14h24min - 21 de Novembro de 2011 Atualizado em 10h54min - 01 de Julho de 2013

Ação na Praça da Liberdade marca Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidente de Trânsito

BELO HORIZONTE (21/11/11) - Cerca de duas mil pessoas passaram pela Praça da Liberdade, na capital, nesse domingo (20), para participar do Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidente de Trânsito, realizado pelo Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG). O terceiro domingo do mês de novembro foi escolhido pela Organização das Nações Unidas (ONU), para que a sociedade reflita sobre o papel de motoristas e pedestres em relação às leis e trânsito.

Na pista central da praça, foram expostos duas motocicletas e três carros que se envolveram em acidentes graves, o que chamou a atenção dos cidadãos. O casal José Augusto e Ivana de Araújo afirmou que a ação é uma iniciativa muito positiva. “Tiramos várias fotos para mostrarmos aos nossos filhos, que são jovens e habilitados. Os veículos expostos têm muito impacto”.

Leandro Caldeira, analista de sistemas, atuou como voluntário no evento e contou que sofreu um acidente no dia 17 de setembro. Ele foi atropelado por um ônibus quando andava de bicicleta e teve escoriações pelo corpo. O analista, que gostava de pedalar à noite, pretende mudar o hábito depois do acidente. “O motorista do ônibus preferiu jogar o veículo para o meu lado, após ser fechado por um carro. Acho que ele preferiu evitar a colisão com o outro veículo, para não ter danos materiais, mas e a minha vida?”, desabafou.

O empresário Eduardo Avelar participou das atividades e contou que sofreu três acidentes, o último foi um capotamento provocado por outro veículo. Ele continua dirigindo, mas acredita que o fato é uma superação, pois o trânsito é muito violento. O empresário ressaltou que a data é importante para todas as idades, “pois as pessoas estão tão violentas que preferem desaguar sua raiva no trânsito e com isso esquecem que podem tirar a própria vida e a de outras pessoas”.

De acordo com a coordenadora de Educação de Trânsito e Controle do Condutor, Inês Junqueira, até setembro de 2011, o Detran-MG puniu 1.745 motoristas embriagados, 3.741 condutores tiveram sua permissão para dirigir cassadas, 2.404 motoristas que excederam a pontuação na CNH tiveram a habilitação suspensa na capital e RMBH e 1.607 inquéritos policiais decorrentes de crimes no trânsito foram encaminhados à Justiça. De acordo com a coordenadora, somente na capital, 22 pessoas morrem por mês vítimas de acidentes no trânsito.

Quem passou pela praça também pode medir a pressão arterial, realizar exame de glicemia e receber orientações sobre postura ao dirigir. Agentes de saúde do hospital da Polícia Civil atenderam 800 pessoas. O evento contou ainda com a colaboração voluntária de 70 servidores, que abdicaram do conforto da manhã de domingo para contribuir na mobilização e conscientização da sociedade, em relação ao respeito no trânsito, ao próximo e a si mesmo.