17h01min - 29 de Junho de 2009 Atualizado em 13h18min - 01 de Julho de 2013

Ação reforça a campanha Proteja Nossas Crianças

Cerca de três mil pessoas que passaram pela Ceasa de Contagem, na RMBH, receberam material publicitário da campanha Proteja Nossas Crianças. A iniciativa do Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, e do Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas) visa combater a exploração sexual e a violência doméstica contra crianças e adolescentes no Estado.

CONTAGEM (29/06/09) - Cerca de três mil pessoas que passaram pela Ceasa de Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), nesta segunda-feira (29), das 8h às 11h, receberam material publicitário da campanha Proteja Nossas Crianças. A iniciativa do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), e do Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas) visa combater a exploração sexual e a violência doméstica contra crianças e adolescentes.

O objetivo da ação é sensibilizar a população e, com isso, aumentar o número de denúncias feitas por meio do Disque Direitos Humanos (0800 31 1119). A coordenação da campanha aproveitou o Dia do Caminhoneiro, celebrado em 30 de junho, para reforçar a divulgação distribuindo panfletos e adesivos. Ao todo, foram entregues cerca de 4200 panfletos e 1200 adesivos da campanha.

De acordo com o coordenador do Disque Direitos Humanos, Jorge Noronha, ao realizar ações como essas, se espera que a população denuncie cada vez mais. “Com a distribuição do material e a divulgação do telefone do Disque Direitos Humanos, já conseguimos alcançar bons resultados. Já temos um ano de campanha e estamos conseguindo alcançar os infratores”.

Durante a blitz, alguns caminhoneiros que trafegavam pelo local se sentiram felizes em participar. A maioria deixou seus veículos serem adesivados e receberam os panfletos informativos. O caminhoneiro Wilson Batista, 46 anos, foi um deles. “Acho muito boa a iniciativa e acredito que com isso o número de denúncias vai aumentar. Eu, com certeza, vou usar o serviço. Se ver alguma atitude suspeita vou denunciar”, garantiu.

Outras ações

Ainda nesta segunda-feira (29), quem passou pelos postos de atendimento ao trabalhador em transporte na estrada das cidades de Águas Vermelhas, Caratinga, Formiga, Ituiutaba, João Monlevade, Pirapora, São Gonçalo do Abaeté e Sete Lagoas, conheceu e também se tornou um multiplicador da campanha. Nessas unidades, as atividades foram realizadas durante todo o dia.

No dia 1° de julho (quarta-feira) será a vez da Ceasa de Governador Valadares receber seus visitantes com ações educativas sobre a campanha. A estimativa é que a iniciativa atinja mais de 30 mil pessoas. Além das unidades da Ceasa e da Federação das Empresas de Transporte de Passageiros (Fetram-MG), as 40 regionais do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER/MG) também são parceiras da iniciativa. Várias ações, como colagem de cartazes em estações rodoviárias, postos de pedágio, postos de gasolina e bares próximos às estradas estaduais serão realizadas reforçando o enfrentamento à violência e exploração sexual contra crianças e adolescentes, até a próxima sexta-feira, 3 de julho.

Proteja

A campanha é uma das maiores iniciativas já realizadas de combate à violência doméstica e à exploração sexual de crianças e adolescentes. Envolve toda a sociedade civil e mobiliza a população a denunciar casos de violência. Foi lançada em maio de 2008 e dividida em duas etapas. A primeira, voltada para o combate à exploração sexual e a segunda abordou a violência doméstica. A campanha é coordenada pela Sedese e Servas. O número de denúncias de crimes contra crianças e adolescentes nos cinco primeiros meses deste ano cresceu 26%, em comparação com o mesmo período de 2008. Foram 1.142 denúncias, contra 909.