Minas por Região
Copa do Mundo

08h00min - 15 de Março de 2014 Atualizado em 15h13min - 14 de Março de 2014

Ações de Minas Gerais para Copa são conquistas permanentes para os mineiros

Planejamento tem sido a chave do Estado para potencializar o crescimento econômico e deixar um importante legado para a população

As mudanças provocadas pelo calendário esportivo da Copa do Mundo vão muito além dos limites dos gramados. A poucos meses do início do maior evento de futebol do planeta, Minas Gerais contabiliza e já vislumbra os próximos frutos de um processo de transformação cultural, estrutural, esportiva, turística e logística, com impacto direto na rotina dos mineiros.
 
Se, agora, faltando menos de 100 dias para o início do mundial, o Estado já acerta os detalhes finais de seus preparativos, há que se ressaltar o planejamento estratégico de médio e longo prazo, que permitiu ao Governo de Minas canalizar investimentos, qualificar a mão-de-obra e, efetivamente, viabilizar oportunidades. 
 
Transformações em Minas
 
“A infraestrutura da capital está sendo melhorada, bem como na sua região metropolitana, para bem receber os turistas, deixando, ainda, um belo legado para depois da Copa do Mundo”, apontou o governador Antonio Anastasia sobre a preparação do Estado.
 
Nesse contexto, a reforma do Mineirão foi o primeiro passo. O estádio ficou pronto ainda em 2012, com atendimento total – e antecipado – aos cronogramas adotados em grandes eventos internacionais. Consequentemente, o ‘Gigante da Pampulha’ teve a aprovação do público da Copa das Confederações, da Fifa, e já é frequentemente utilizado pelas equipes e torcedores mineiros. Outro estádio da capital, a Arena Independência, também foi modernizado.
 
Melhorias também estão acontecendo na infraestrutura urbana. Com o Move, sistema do BRT (Bus Rapid Transit) que tem alta capacidade, pretende-se dar mais agilidade no trânsito de Belo Horizonte. A proposta atenderá não só ao público que irá aos jogos do Mineirão, mas principalmente à população mineira, com corredores livres, amplos e ônibus mais espaçosos para os usuários. O Move Metropolitano começa a operar em abril nas estações Vilarinho e São Gabriel e, posteriormente, terá ainda outros cinco terminais interligados: Morro Alto, São Benedito, Santa Luzia, Justinópolis, Bernardo Monteiro e Tergip (atual rodoviária).
 
Aproximadamente três milhões de pessoas também terão benefícios diretos com as obras na região do Aeroporto Internacional Tancredo Neves, nas rodovias MG-424 (16,8 quilômetros) e LMG-800 (8,15 quilômetros). Além de facilitar o acesso durante o mundial, as intervenções tornarão melhor o acesso a nove municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) e aos serviços aeroportuários.
 
A Copa do Mundo também impulsionou os investimentos da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), que aplicou R$527 milhões em melhorias do sistema elétrico RMBH. Além de assegurar o fornecimento de energia para os jogos programados para o Mineirão, as obras vão servir para abastecimento de energia dos mineiros. Foram reformadas, por exemplo, quatro subestações, estão sendo construídos 72 quilômetros de linhas de distribuição de alta tensão e, atualmente, já estão prontas e em utilização pela Cemig duas novas subestações: Santa Luzia 4 e Jaboticatubas. 
 
Intervenções também foram feitas com relação ao abastecimento de água, esgotamento, energia elétrica e acesso. A Linha Azul é uma obra adotada para implantação de 26 quilômetros de redes para interligar os sistemas Rio das Velhas e Paraopeba, e a construção de dois reservatórios (capacidade de 40 milhões de litros) para garantir o abastecimento de água para a população do vetor Norte.
 
“A Copa do Mundo deixará, sobretudo, um grande legado social para o Estado. A capacitação de milhares de pessoas, as melhorias em mobilidade urbana, a modernização de dois estádios de relevância nacional e internacional, o reforço de laços diplomáticos com variados países são benefícios adquiridos com a realização do mundial”, comenta o secretário de Estado de Turismo e Esportes, Tiago Lacerda.
 
Segurança pública e Saúde
 
O Mineirão foi o primeiro grande estádio do país a ter um juizado criminal em funcionamento dentro de suas dependências. No Complexo de Defesa Social e Justiça Criminal trabalham, de forma conjunta, autoridades da Polícia Civil, Defensoria Pública, Ministério Público e do Poder Judiciário. 
 
Outro destaque é o Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR), montado no Edifício Minas, na Cidade Administrativa. O espaço, que engloba 25 instituições de segurança, já foi aprovado na Copa das Confederações e representa uma completa base de monitoramento Atualmente, além de Belo Horizonte, apenas o Rio de Janeiro possui estrutura semelhante.
 
Ao longo dos últimos meses, as Polícias Militar e Civil também desenvolveram estratégias para atuar na Copa e, consequentemente, na proteção dos mineiros. Policiais civis do Estado receberam diversos cursos de aperfeiçoamento profissional, entre eles um treinamento especial com agentes do serviço secreto dos Estados Unidos e do FBI (Polícia Federal Norte Americana). Ao todo, mais de 1.350 policiais aprenderam novas técnicas que ficarão como legado para o trabalho de polícia judiciária. 
 
A PM, por sua vez, além de qualificações, apostou numa estrutura inovadora, com a formação do Batalhão Copa. A atuação na Copa das Confederações mostrou como a corporação está pronta para agir de forma ainda mais ágil e coordenada nos estádios, no aeroporto, em áreas públicas, turísticas e terminais de mobilidade urbana. 
 
Os cuidados com a população também estiveram em foco em treinamentos e simulados que envolveram diversos profissionais. Equipes dos Serviços de Atendimento Móvel de Urgência (SAMUs) e Corpo de Bombeiros, por exemplo, foram mobilizadas para lidar com situações de crises, catástrofes e conflitos em eventos de massa. As ações tiveram impacto direto na qualidade e na capacidade de resposta dos serviços de urgência e saúde. Foram feitos simulados relacionados à defesa química, bacteriológica, radiológica e nuclear, atendimento de múltiplas vítimas (no Mineirão e no Aeroporto), entre outros temas. 
 
Excelência no atendimento
 
Tendo em vista as melhorias no atendimento e na oferta de bens, serviços e turismo, cerca de 15 mil pessoas serão capacitadas, até a Copa, com apoio de parceiros do Estado. São cursos de idiomas (inglês e espanhol), de formação de guias e agente de informações turísticas, além de opções no segmento de gastronomia e hotelaria (garçom, recepcionista em meios de hospedagem, auxiliares de cozinha, cozinheiros, gerentes, gestores). 
 
Como destaca o presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes e Bares (Sindhorb), Paulo Cesar Pedrosa, a transformação é extremamente oportuna. "O momento é bom. Só no nosso setor, são cinco mil novos empregos em hotéis, bares, restaurantes. Está todo mundo olhando para Minas Gerais, para o Brasil. É preciso olhar para frente, pensar positivamente", completa. Entre outros avanços, destaque para a expansão hoteleira, com a expectativa de inauguração de cerca de 20 novos hotéis em Belo Horizonte e 15 no entorno da capital.
 
No segmento cultural, somente em 2014, o Estado ganhará, no Circuito Cultural Praça da Liberdade, a implantação do Centro de Informação ao visitante, no prédio Rainha da Sucata, e as reformas do Museu Mineiro e do anexo da Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa. Outro ponto de destaque é a modernização do Complexo do Palácio das Artes e Serraria Souza Pinto, pontos de referência no segmento turístico da capital, e a abertura do Museu Militar.
 
Minas Gerais, por sua localização geográfica estratégica e por ter um dos maiores PIBs do país (é a terceira maior economia do Brasil), é um forte polo de investimentos. Com o projeto “Goal Belo!”, realizado por meio de parcerias entre prefeitura municipal, Governo de Minas, Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais (INDI), Fiemg, Sebrae e entidades de classes, a ideia é atrair investimentos e a promoção comercial do Estado. Somente com a Copa das Confederações, foram mais de US$ 14 milhões em negócios gerados.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato