Minas por Região
Esportes

19h38min - 28 de Maio de 2009 Atualizado em 01h08min - 01 de Julho de 2013

Aécio luta para Minas sediar partidas da Seleção na Copa

O governador Aécio Neves anunciou que levará à CBF proposta para Minas ser a sede das partidas da Seleção Brasileira na primeira fase da Copa de 2014. O anúncio foi feito após reunião com o prefeito de BH, Marcio Lacerda, para discutir obras de infra-estrutura viária e do Complexo Mineirão/Mineirinho, caso a capital seja uma das sedes da Copa.

BELO HORIZONTE (28/05/09) - O governador Aécio Neves anunciou, nesta quinta-feira (28), que levará à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) proposta para Minas Gerais ser a sede das partidas da Seleção Brasileira na primeira fase da Copa de 2014. O anúncio foi feito após reunião com o prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda, no Palácio das Mangabeiras. Durante o encontro, eles discutiram projetos de modernização de infra-estrutura viária e do Complexo Mineirão/Mineirinho, caso Belo Horizonte seja confirmada como uma das sedes da Copa de 2014. O anúncio das cidades escolhidas será feito neste domingo (31).

“Quero buscar, aí já não é com a Fifa, mas com o presidente Ricardo Teixeira, que é mineiro, para que Belo Horizonte possa ser a sede do Brasil nos jogos da primeira fase. Para que o Brasil possa jogar no Mineirão. Belo Horizonte é uma cidade mais tranqüila do que as outras grandes capitais que, certamente, postularão esse privilégio. Belo Horizonte, pela localização, pelo que vamos fazer do ponto de vista da estrutura do estádio, de logística, até mesmo pela certa tranquilidade que se possa aqui garantir para preservar a Seleção, poderia pleitear tranquilamente sediar os jogos no Brasil na primeira fase. Depois, obviamente, eles têm uma dinâmica própria, vão para alguns outros lugares. Então esse fica sendo o nosso objetivo”, disse Aécio Neves, em entrevista.

Comissão Especial

Segundo o governador, Belo Horizonte sendo confirmada como uma das sedes da Copa de 2014, Governo de Minas e a Prefeitura trabalharão em duas frentes para garantir parcerias nas obras de melhoria da infra-estrutura viária da capital mineira e da modernização do Complexo Mineirão/Mineirinho.

Ele também anunciou que será criada uma comissão especial para planejar as ações em Minas Gerais, visando a Copa do Mundo. A comissão será coordenada pelo vice-governador Antonio Augusto Anastasia e terá representantes do Governo do Estado e da Prefeitura de Belo Horizonte.

“Temos que trabalhar, já a partir desta semana, com a formalização do anúncio, em duas frentes. Uma interna, com a criação de uma comissão responsável exclusivamente pela preparação da cidade, tanto na estrutura do Mineirão e do seu entorno, quanto nas questões de acesso, de logística. A outra vertente é essa que o prefeito já tem tratado, e estarei a seu lado tratando, que é junto ao governo federal, naquilo que se chama de PAC da mobilidade, nos financiamentos que esperamos poder ter, que inclui o metrô e outros investimentos importantes”, disse Aécio Neves.

Cronograma mantido

Segundo o governador, o cronograma para a reforma e modernização do Mineirão está mantido. No momento, a Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude (Seej) prepara o projeto de engenharia e reforma do estádio, para que, em seguida, seja aberta concorrência para a execução dos projetos. A expectativa é de que o Mineirão seja fechado para obras já no final de 2009, após o encerramento do Campeonato Brasileiro.

“Belo Horizonte está adiantada em relação a outros estados. A nossa idéia continua sendo a de fechar o Mineirão no final deste ano, após o último jogo do Campeonato Brasileiro. E a partir daí, teremos dois anos com o Mineirão em obras, para que ele possa ser apresentado antes do período da Copa das Confederações, que antecede a Copa do Mundo, no final de 2012. Para que em 2013, ele esteja já em condições até mesmo de sediar jogos da Copa das Confederações. Então nosso cronograma está mantido”, disse.

Obras

O prefeito Marcio Lacerda afirmou que Governo do Estado e a PBH também farão o planejamento conjunto para obras de melhoria da infra-estrutura de transportes na capital mineira. Ele destacou a conclusão do alargamento da avenida Antônio Carlos, a duplicação da avenida Pedro I, a ampliação do metrô e do Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, como as principais metas a serem alcançadas.

“O principal, no caso da Copa, é a ligação entre o centro da cidade, o estádio e os aeroportos. Isso já está muito avançado, principalmente agora com essa parceria forte do Estado com a Prefeitura na conclusão da duplicação da Antônio Carlos, o Estado entrando com R$ 180 milhões.

Teremos que duplicar a Pedro I e ter um corredor de ônibus ligando a Lagoinha até a MG-010 e consequentemente até Confins, até o Mineirão, até o Aeroporto da Pampulha. E estamos trabalhando fortemente para ter o metrô Savassi-Lagoinha, que é uma das nossas reivindicações junto ao governo federal. Então essa ligação centro-aeroporto-estádio é fundamental para o sucesso do empreendimento Copa em Belo Horizonte num alto nível”, destacou.

O governador Aécio Neves adiantou que pretende ir a Brasília, acompanhado do prefeito Marcio Lacerda, para discutir junto à Infraero o projeto de ampliação do Aeroporto Tancredo Neves. O projeto inicial da estatal federal é de investir R$ 250 milhões, até 2013, em Confins.

“Pretendemos até marcar uma ida juntos a Brasília, para tanto conversarmos com a Infraero com relação a essa questão da ampliação dos terminais do aeroporto, que teria que começar rápido, quanto a esse projeto que a prefeitura detalhou de forma muito competente, que passa, inclusive, pela questão do metrô de Belo Horizonte”, afirmou.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato