Minas por Região

22h58min - 31 de Março de 2010 Atualizado em 11h23min - 21 de Abril de 2014

Aécio Neves fala aos mineiros em despedida na Praça da Liberdade

BELO HORIZONTE (31/03/10) - Mais de oito mil pessoas se reuniram na Praça da Liberdade, nesta quarta-feira (31), para se despedir do ex-governador de Minas Gerais, Aécio Neves, depois de quase oito anos de governo. Muito emocionado, Aécio Neves discursou da sacada do Palácio da Liberdade, ao lado de ex-governadores do Estado, lembrando que Minas tem um povo altivo e forte. Para se despedir, ele reassumiu seus compromissos e sua lealdade com os mineiros.

“Minas é mais do que a terra em que nasci. Minas é a minha escolha, o meu amparo e a minha esperança. Ao me despedir, nesta hora, gostaria de poder olhar nos olhos de cada um de vocês e dizer: honrei, todos os dias, o mandato de governador do Estado de Minas Gerais concedido a mim, por duas vezes, pela confiança da ampla maioria dos mineiros. Procurei estar à altura dessa confiança e dos sonhos de cada um de vocês. Trabalhei com dedicação, movido pela minha profunda solidariedade à nossa gente. Dediquei a Minas o que acreditei ser o mais importante: minha lealdade, minha coragem, minha alegria. Mas, sobretudo, o meu  respeito e o meu amor”, afirmou Aécio Neves em seu pronunciamento.

Aécio Neves disse que não faria um balanço de sua administração, mas destacou que o objetivo em mais de sete anos de governo sempre foi o de diminuir a desigualdade entre as pessoas e as regiões de Minas. Aécio Neves foi eleito, em 2002, com 5,28 milhões de votos, o correspondente a 58% dos votos válidos na eleição. Em 2006, foi reeleito com 7,48 milhões de votos, que representaram 77,03% dos votos válidos.

“Nesta hora final, tenho certeza de que cada um dos mineiros tem a exata dimensão do que juntos fomos capazes de construir, nesta longa jornada de transformações. Nesses anos, sempre nos moveu o sonho comum da conquista da igualdade. Nosso objetivo sempre foi um só, diminuir a desigualdade entre as pessoas e as diferenças entre as nossas regiões”, afirmou.

Compromisso com os mineiros

Ao pedir licença às autoridades presentes para dedicar seu discurso à população, Aécio Neves agradeceu aos mineiros de todas as regiões do Estado pelo apoio dado ao seu governo.

“Peço licença para dirigir minhas últimas palavras como governador aos que, nessa praça, representam os mineiros de todas as partes deste maravilhoso Estado. Espero que minha voz chegue às casas mais simples, aos sertões e aos vales; aos campos abertos; à gente dos rincões do Jequitinhonha, das barrancas do São Francisco, do Mucuri e do Rio Doce; dos altos do Espinhaço e da Mantiqueira; dos vastos gerais e dos chapadões do Oeste: esses abismos horizontais, na bela definição do filósofo e poeta mineiro Moacir Laterza. Aos mineiros das pequenas cidades e dos grandes centros urbanos e de suas periferias, que minha voz possa chegar longe para que eu possa dizer o que há de mais importante a ser dito nesse momento: Obrigado.”, disse.

O ex-governador lembrou do compromisso assumido, na mesma sacada no primeiro dia do seu primeiro mandato, com a população mais pobre dos vales do Jequitinhonha, Mucuri e Grande Norte. Ele disse ter orgulho por seu governo ter triplicado o volume de investimentos nessas regiões.

“É a solidariedade de Minas transformada em ação de governo. É o compromisso com a transformação da sociedade feito realidade”, afirmou.

Servidores públicos

O ex-governador agradeceu também em seu discurso aos servidores públicos e a toda a equipe de governo pela dedicação e compromisso com os projetos ousados e inovadores adotados, desde 2003, quando iniciou seu primeiro mandato.

“Devemos aos nossos servidores públicos e aos gestores do nosso governo um outro reconhecimento. Tenho convicção de que jamais se formou, no país, uma equipe tão preparada e tão consciente de suas responsabilidades quanto a que nesses últimos anos me acompanharam. A todos vocês, sou muito grato”, afirmou.

Aplaudido pelo público que esteve na Praça da Liberdade, apesar da chuva, o ex-governador diz ter certeza de que o governador Antonio Anastasia avançará nas conquistas e melhorias registradas pelos indicadores econômicos e sociais em Minas.

“Fizemos muito, nesse tempo, estou certo. Mas uma obra de governo por mais expressivos que sejam os seus resultados, será sempre uma obra inconclusa. Para mim, a conquista do desenvolvimento é tarefa de todos os dias e de todas as horas. É tarefa coletiva e compartilhada. E sempre incompleta. Porque a realidade é a pátria do possível. Por isso, quanto mais fizermos, mais haverá para ser feito”, disse.

Aécio Neves chegou ao Palácio da Liberdade juntamente com a mãe, Inês Maria, das irmãs Andrea e Ângela e da filha Gabriela. Acompanhado de Antonio Anastasia e dos ex-governadores Itamar Franco, Rondon Pacheco e Eduardo Azeredo, assistiu à apresentação do Hino Nacional, tocado pela Banda da Polícia Militar de Minas Gerais. Antes de discursar, ele transferiu o cargo simbolicamente, passando o Grande Colar da Medalha da Inconfidência que usava para o novo governador. Aécio Neves destacou os méritos e a reconhecida competência do governador Antonio Anastasia.

“Cumpro essa determinação legal com a mais absoluta confiança e serenidade. Conheço de perto a inteligência, a larga experiência, e a  visão de futuro que ele incorporou aos seus saberes, nesses longos anos dedicados ao serviço público”, afirmou. Todos esses justos elogios à sua capacidade não modificaram, no entanto, os hábitos do homem simples, generoso e a sua profunda identidade com os melhores valores de Minas”, disse.

Travessia

O ex-governador se retirou do Palácio da Liberdade acompanhado do governador Antonio Anastasia. Ao lado de sua filha, Gabriela, Aécio Neves recebeu as honras da Guarda dos Dragões da Inconfidência e saiu pelo portão principal aplaudido pela multidão que o aguardava, em direção à alameda Travessia, que cruza a Praça da Liberdade. Em 2003, ele atravessou a mesma alameda em direção ao Palácio da Liberdade, onde reverenciou a bandeira de Minas Gerais, repetindo gesto do ex-presidente Tancredo Neves, quando foi eleito governador do Estado. Em 2006, ele também cumpriu o mesmo rito.

A despedida de Aécio Neves foi marcada pela canção “Amigo”, de Roberto Carlos, interpretada por cerca de 300 integrantes do grupo musical Tambores de Minas, que acenavam lenços brancos. Uma grande multidão se formou para acompanhar o ex-governador na caminhada ao longo da alameda Travessia. Uma bandeira de Minas de mais de 10 metros estava afixada entre as palmeiras da Praça da Liberdade.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato