Minas por Região
Ciência e Tecnologia

06h37min - 11 de Dezembro de 2006 Atualizado em 15h55min - 29 de Junho de 2013

Aécio Neves lança projeto Canteiros Musicais em Cláudio

O governador Aécio Neves lançou, no Centro Vocacional Tecnológico de Cláudio, no Centro-Oeste, mais uma unidade do Projeto Canteiros Musicais, em parceria com a Fundação Raimundo Fagner, para inclusão digital por meio da música. O projeto tem como objetivo a iniciação ao aprendizado musical através da informática.

CLÁUDIO (08/12/06) – O governador Aécio Neves lançou, nesta sexta-feira (08), em Cláudio, no Centro-Oeste, mais uma unidade do Projeto Canteiros Musicais, em parceria com a Fundação Raimundo Fagner, para inclusão digital por meio da música, no Centro Vocacional Tecnológico (CVT) do município. O projeto já foi instalado nas cidades de Brumadinho, Vespasiano e Ribeirão das Neves e tem como objetivo a iniciação ao aprendizado musical através da informática.

“Quero que esse projeto chegue ao maior número possível de cidades. Todas aquelas onde o CVT chegar, e já temos 108 nessa primeira etapa do programa, certamente o Canteiros Musicais chegará. É algo absolutamente inovador. Nós temos o privilégio de termos a conduzi-lo e a inspirá-lo um grande amigo pessoal meu e de Minas Gerais, que o cantor e compositor Raimundo Fagner”, disse Aécio Neves, em entrevista.

O Canteiros Musicais trata-se de um método que, a partir de um software editor de partitura e da adaptação de um pequeno teclado no computador, possibilita a realização de aulas interativas. A metodologia é muito usada no ensino da música por equilibrar as práticas musicais de composição, apreciação e performance, conjugadas com o aprendizado de conceitos musicais básicos, e ao desenvolvimento de habilidades motoras e perceptivas.

Inclusão Digital

O programa se estenderá a todos os Centros Vocacionais Tecnológicos e Telecentros de Minas como mais uma ação dentro do Programa de Inclusão Digital que está sendo empreendido pelo Governo de Minas. Nesses locais, além de aulas gratuitas de computação, com acesso livre à Internet, os alunos têm acesso a cursos de capacitação profissional. Assim, depois de aprenderem a lidar com a tecnologia digital, eles estão aptos a iniciarem as aulas de música, no mesmo local em que tiveram aulas de computação.

“O projeto CVT que é hoje uma referência para o Brasil tem perspectivas de alcançar, nos próximos quatro anos, pelos menos 300 cidades. Em todas elas, onde houver o CVT, haverá também o Canteiros Musicais, dando possibilidade para que sobretudo os jovens possam ter condições de externar os seus talentos, de se qualificarem para buscar, através da música também, uma oportunidade no mercado de trabalho, uma oportunidade de vida”, afirmou Aécio Neves.

O Governo do Estado já inaugurou 36 CVTs e 92 Telecentros, com investimentos de R$ 49 milhões. A previsão é de que serão inaugurados 108 CVTs até a conclusão da primeira etapa do programa. Até o final do ano, está prevista a inauguração de mais quatro CVTs: Mariana, Ponte Nova, Itabira e Ituiutaba. Também está prevista a inauguração de mais 60 Telecentros, até abril de 2007.

Os CVTs realizam 1,2 mil atendimentos por mês, num total de 43,2 mil pessoas/mês nos 36 centros.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato