Minas por Região
Turismo

13h29min - 06 de Janeiro de 2012 Atualizado em 15h07min - 01 de Julho de 2013

Atrações culturais, natureza e arte são opções de lazer nas férias em Minas

BELO HORIZONTE (06/01/12) - Para quem quer aproveitar as férias de janeiro e conhecer os encantos de Minas Gerais, opções de lazer e cultura não vão faltar. São festivais, festas populares, teatro e diversão que agradam a todos os gostos. O Estado oferece várias opções para os primeiros dias do ano novo.

Belo Horizonte cultural

A tradicional e aguardada Campanha de Popularização do Teatro e da Dança promete agitar a vida cultural dos belohorizontinos até 4 de março. Em sua 38ª edição, poderão ser conferidas mais de 140 peças teatrais e espetáculos de dança a preços promocionais, em todos os teatros da cidade. Para programação completa, acesse www.sinparc.com.br.

E a criançada também poderá se divertir com a 18º Festival Alterosa de Teatro Infantil. Até 29 de janeiro, sempre de quarta a domingo, serão apresentados espetáculos e shows que vão animar as férias dos pequenos. Outras informações, acesse www.alterosa.com.br.

O Palácio das Artes apresenta de 13 a 19 de janeiro a Mostra Internacional Imagem dos Povos. A mostra audiovisual reúne obras e artistas de diversos lugares do mundo. Este ano, o destaque vai para a produção realizada na cidade de Belo Horizonte e sobre a cultura local. A entrada é gratuita.

O Festival Cachaça Gourmet, que acontece de 10 de janeiro a 10 de fevereiro, oferece ao público pratos tradicionais da culinária mineira preparados com cachaças produzida no Estado, oferecidas como aperitivos e coquetéis. São cerca de 20 restaurantes participantes que concorrerão aos prêmios de “Melhor prato” definidos por voto popular e por um júri técnico, “Melhor visual” e “Melhor receita original”.

Festa popular

A Folia de Reis, uma festa religiosa e folclórica, é uma das mais tradicionais e populares do mês de janeiro. De origem portuguesa, a festa foi trazida para o Brasil já nos primeiros anos da formação da identidade cultural brasileira e se mantém viva em muitas regiões do país, representando a história da viagem dos três Reis Magos à Gruta de Belém.

Nesta sexta-feira (6), em Belo Horizonte, na Praça da Liberdade, o Sesc-MG promoverá o XII Encontro de Folias de Reis, a partir das 17h. Serão 10 grupos de Folia de Reis, vindos de Curvelo, Lagoa Santa, Santana do Pirapama, Mocambeiros, além das folias de Belo Horizonte: Folia de Dona Guidinha do bairro Caiçara, Folia do bairro Santo André; Folia do São José, Folia da Serra, Folia do bairro Londrina e do bairro Aparecida.

A festa também acontece em Milho Verde, distrito de Serro, que integra o Circuito Turístico dos Diamantes, onde os foliões visitam, em cortejo musical, as casas que têm presépios montados. Em Lagoa Santa, no Circuito das Grutas, a folia, organizada pela Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, acontece até o dia 6, na Capela São Sebastião. Em São Gonçalo do Abaeté, Circuito Lago Três Marias, a tradição acontece nos dias 5 e 6 de janeiro.

Inhotim é pura diversão e conhecimento

Até 29 de janeiro, Inhotim preparou uma programação especial para as férias de toda a família. As atividades acontecem de terça a domingo, sempre a partir das 10h. Com o tema “Desenho e Narrativa” serão desenvolvidas atividades educativas com espaço para experimentação e registro. Para os mais aventureiros haverá jogos e brincadeiras ambientais, visita ao viveiro educador e uma caminhada ecológica pela Trilha dos Guigós. As oficinas de confecção de histórias em quadrinhos, flipbooks e Mini Horta Inhotim prometem envolver um público de todas as idades.

Na Estação Jardim acontecerão jogos e brincadeiras ambientais, além da oficina “Cada conto um encanto”, quando serão contadas histórias das florestas. No Espaço Ciência os participantes aprenderão curiosidades sobre a representação científica das espécies. O público também poderá conhecer mais a respeito da diversidade vegetal do Jardim Botânico através dos circuitos temáticos "Botânica e Sustentabilidade" e "Mata Atlântica".

Cinema em Tiradentes

Atração do cinema contemporâneo, a 15ª Mostra de Cinema de Tiradentes, será realizada de 20 a 28 de janeiro, em Tiradentes. Nesta edição, que terá como tema “O ator em expansão”, serão apresentadas 84 atrações, entre filmes e curtas, representando 12 estados brasileiros. As exibições serão realizadas em três locais: no Centro Cultural Yves Alves, no Cine Praça e no Cine-Tenda-Bar-Show.

Também na programação estão: Mostrinha de cinemas, oficinas e seminários. Além de uma homenagem ao ator Selton Mello que comemora, em 2012, 30 anos de carreira. Na ocasião serão apresentados filmes em retrospectiva à carreira do artista.

Férias nos parques

Os parques municipais de Belo Horizonte prepararam programação especial para toda a família curtir as férias. No Parque das Mangabeiras, a programação começa no dia 14 e vai até 28 de janeiro. As opções são várias, como oficinas esportivas, rua de lazer, apresentação teatral e jogos.

O Parque Américo Renné Giannetti (Parque Municipal) terá atividades de recreação com trilhas ecológicas e brincadeiras, do dia 17 ao dia 28 de janeiro. Nos dias 20, 22 e 26, apresentações teatrais prometem animar quem passar pelo lugar. Já nos dias 28 e 29, o Sesc-MG realiza Rua de Lazer e, no dia 29, a criançada pode se divertir com a apresentação do grupo teatral Trupe Gaia e participar da oficina de práticas circenses.

No Parque Lagoa do Nado as atividades começam no dia 17 e vão até o dia 20 de janeiro. Serão várias atividades de recreação e educação ambiental, além de contação de histórias, oficina de práticas circenses e observação de aves. Informações sobre a programação dos outros parques no telefone: 3277-9244.

Viagem virtual pelos parques estaduais

O Instituto Estadual de Florestas (IEF) disponibilizou, na quinta-feira (5), um espaço para divulgar e estimular o turismo nas áreas protegidas de Minas Gerais. O site “Parques de Minas” reúne informações sobre as unidades de conservação estaduais, com foco no visitante.

O “Parques de Minas” é um guia eletrônico para conhecer as unidades de conservação estaduais que dispõem de infraestrutura para receber o turista. Mapas, fotos e textos possibilitam uma visita virtual prévia à unidade de conservação escolhida, que permitem que o interessado planeje sua viagem e estadia.

No site, estão disponíveis informações detalhadas dos parques estaduais do Itacolomi, Ibitipoca, Sumidouro, Rio Doce, Rio Preto, Serra do Brigadeiro, Nova Baden e Serra do Rola-Moça.

Essas oito unidades de conservação são consideradas ‘abertas’ por disporem de infraestrutura para recebimento do turista, que pode incluir portaria, restaurante, área de camping, dentre outras. Também estão disponíveis informações sobre os 30 parques considerados ‘fechados’ por não possuírem essa estrutura e as visitas devem ser solicitadas previamente.

O site parques de Minas está disponível no endereço http://parquesdeminas.meioambiente.mg.gov.br/

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato