Minas por Região
Fazenda

16h38min - 26 de Setembro de 2013 Atualizado em 16h41min

Belo Horizonte sedia reunião nacional de grupo de assessoramento financeiro

Grupo de Gestores das Finanças reúne secretários-adjuntos, subsecretários e contadores gerais de 27 estados brasileiros

O secretário de Estado de Fazenda, Leonardo Colombini, abriu nesta quinta-feira (26) a 38ª Reunião Ordinária do Grupo de Gestores das Finanças Estaduais (Gefin), que reúne secretários-adjuntos, subsecretários de Finanças e contadores gerais de 27 estados brasileiros. O grupo discute pautas como precatórios, dívidas dos estados, Fundo de Participação dos Estados, avaliações de risco de operações financeiras e a nova contabilidade brasileira para a próxima reunião ordinária do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz). 

Participam também do evento o presidente do Foro Permanente de Finanças da Argentina, Eduardo Bacci, e Adrián Centurión, subdiretor nacional de Coordenação Fiscal do Ministério de Economia e Finanças Argentinas, que organizarão, junto com o Gefin e com apoio da Secretaria de Fazenda de São Paulo, o 3º Encontro Iberoamericano Brasil 2014.

O secretário Leonardo Colombini afirmou que, pelo fato de Minas Gerais receber pela primeira vez uma reunião do Gefin, o momento é oportuno para discutir o federalismo e apresentar à União as dificuldades financeiras e as inúmeras demandas dos estados brasileiros, em parte pela falta recursos e repasses cada vez mais limitados, frutos da centralização pela União. Para ele, todos os estados, sem exceção, passam pelas mesmas dificuldades e é preciso que o Gefin priorize seus trabalhos na apresentação de soluções que ajudem as administrações estaduais.

Já para o coordenador da Administração Financeira do Governo de São Paulo, Roberto Yamazaki, a reunião de Belo Horizonte vai analisar e encaminhar propostas aprofundadas de finanças ao Confaz , em especial na discussão dos Pisos Nacionais da Educação e da Segurança Pública e questões ligadas à saúde.

A reunião do Gefin termina nesta sexta-feira (27) com apresentações dos convidados argentinos e de representantes do Banco Mundial.

O grupo

O Grupo de Gestores das Finanças Estaduais é o grupo de assessoramento fiscal e financeiro dos secretários de Fazenda, Finanças e Tributação no Conselho Nacional de Política Fazendária e é presidido pela assessora do gabinete da Secretaria de Fazenda de Minas Gerais, Célia Maria Silva Carvalho. O grupo tem por objetivo a busca do equilíbrio fiscal das contas públicas estaduais mediante estudo e aperfeiçoamento da legislação e dos modelos de gestão de finanças públicas, intercâmbio de experiências, soluções e sistemas, nas áreas de gestão fiscal.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato