Minas por Região
Segurança / Defesa Social

19h05min - 29 de Maio de 2009 Atualizado em 19h31min - 30 de Junho de 2013

Betim e Contagem recebem viaturas para reforçar segurança

As polícias Civil e Militar de Contagem e Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, receberam mais um reforço para o combate à criminalidade. O secretário de Estado de Defesa Social, Maurício Campos Júnior, entregou 38 novas viaturas para as forças de segurança dessas cidades.

BELO HORIZONTE (29/05/09) - As polícias Civil e Militar de Contagem e Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, receberam mais um reforço para o combate à criminalidade. O secretário de Estado de Defesa Social, Maurício Campos Júnior, entregou na manhã desta sexta-feira (29), 38 novas viaturas para as forças de segurança dessas cidades, em eventos realizados nas praças Milton Campos (Betim) e da Glória (Contagem).

Betim recebeu oito viaturas, sendo três destinadas à Polícia Militar (duas Blazeres e uma Base Comunitária-Móvel, composta por quatro motos e quatro bicicletas) e as outras cinco à Polícia Civil (um Ecosport, dois Fiestas, um Uno Mille e uma moto). Na sequência, foram entregues 30 veículos para o município de Contagem, sendo duas Bases-Comunitárias e seis Blazeres para Polícia Militar, e as outras 22 viaturas destinadas à Polícia Civil (nove Fiestas, um Astra, um Eco Sport, seis Unos Mille e cinco motos). Os novos veículos reforçarão o patrulhamento comunitário da Polícia Militar e intensificarão a atuação de investigação da Polícia Civil.

O secretário Maurício Campos ressaltou que as ações de Segurança Pública não se encerram nunca. “Não há um momento em que podemos dizer que está pronto, já fizemos tudo. Betim tem merecido de fato uma atenção especial, em função dos índices de criminalidade, que já reduziram, mas ainda permanecem em patamares altos.”

Campos destacou os esforços que têm sido feitos no sentido de implantar em Betim uma Delegacia Especializada em Atendimento ao Adolescente Autor de Ato Infracional, nos mesmos moldes da que já existe em Contagem e que, para isso, é preciso contar com o apoio da Promotoria de Justiça, do Ministério Público e de agentes socioeducativos. “Minha expectativa é de que esta Delegacia seja implantada nos próximos meses. Estamos aguardando o término das modificações de um imóvel escolhido pela Prefeitura Municipal”, contou.

A Prefeita de Betim, Maria do Carmo Lara (PT), afirmou que a Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) tem cumprido os compromissos assumidos com o município. “Agradeço a sensibilidade diante do grande número de jovens que ainda perdem suas vidas no envolvimento com o tráfico.”

A Prefeita de Contagem, Marília Campos (PT), ressaltou que a parceria do município com o Governo do Estado tem trazido incontáveis benefícios. “Somente na última semana, a cidade recebeu dez novos empreendimentos econômicos. E todos nós sabemos que, quando uma empresa planeja se instalar em uma determinada cidade, ela realiza, antes, uma pesquisa sobre seus índices de criminalidade”.

O secretário reiterou as palavras da prefeita, acrescentado que a segurança pública traz resultados como melhoria na qualidade de vida do cidadão e desenvolvimento social. “Por isso, as polícias Civil e Militar tem procurado agir de forma integrada e também com articulação junto ao sistema prisional e Socioeducativo”.

Ele citou como exemplo dessa integração o desafio enfrentado para reformar a sede do 2º Distrito de Contagem, que em outros tempos foi alvo até da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) Carcerária e hoje é um modelo de unidade prisional. Com relação às viaturas entregues, ele disse se tratar mais que uma simples reposição de viaturas, e sim de uma estratégia de ação policial.

A solenidade de entrega contou com a participação do comandante-geral da Polícia Militar de Minas Gerais, coronel Renato Vieira de Souza, do chefe da Polícia Civil do Estado, delegado-geral Marco Antônio Monteiro e outras autoridades da área de Segurança Pública.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato