Segurança / Defesa Social

16h14min - 03 de Dezembro de 2009 Atualizado em 00h57min - 01 de Julho de 2013

Betim ganha novo Núcleo de Prevenção à Criminalidade

BELO HORIZONTE (03/12/09) - A Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) inaugurou em Betim, nesta quinta-feira (3) o Núcleo de Prevenção à Criminalidade (NPC) do bairro Citrolândia. No mesmo evento, a Seds e a prefeitura de Betim assinaram um Convênio de cogestão dos Programas de Prevenção Social à Criminalidade “Fica Vivo!” e “Mediação de Conflitos”.

O secretário de Estado de Defesa Social, Maurício Campos Júnior, abriu o evento destacando a importância da iniciativa da prefeitura em manifestar interesse de trabalhar políticas públicas de prevenção na cidade. “Iniciamos o modelo de cogestão em Betim porque acreditamos que a parceria do Estado com o município tende a alcançar ainda mais eficácia no combate à marginalidade. Acreditamos nos bons resultados que teremos com o modelo”, ressaltou.

De acordo com o convênio, o município torna-se responsável pela execução dos programas e pela manutenção dos espaços físicos e equipes técnicas, mediante repasse de recursos do Estado, entrando com uma contrapartida de 10% do valor aportado. A Seds permanece responsável pela metodologia de trabalho, implantação de novos núcleos e acompanhamento dos resultados.

Prevenção

A prefeita Betim, Maria do Carmo, ressaltou que acredita numa rede de defesa social para o combate a violência, para dar aos jovens a oportunidade de uma vida longe do crime. “Desejo que ao fim do meu mandato possa constatar que prendemos menos pessoas em Betim. Quando digo prender menos, significa que teremos mais eficácia na prevenção”, comentou.

Em Betim já existem dois NPCs em funcionamento: um na região do PTB e outro no bairro Jardim Teresópolis. A experiência de cogestão significa uma melhor e maior participação do município na área de política social, segundo a superintendente de Prevenção à Criminalidade, Fabiana de Lima Leite. “Nessa articulação conseguimos ter as políticas públicas do próprio município. Com isso, a prefeitura interage melhor e participa das ações realizadas pelos programas”, avaliou.

A diretora do Programa Fica Vivo!, Kátia Simões, disse que os núcleos existentes em Betim têm sido fundamentais nos resultados de prevenção. Ela salientou que o modelo de cogestão pactua a busca pela construção de soluções à criminalidade, entre Estado e município.

Betim será a primeira de 13 cidades mineiras a assumir a gestão do NPC, criado pelo Governo do Estado. Nas regiões onde os núcleos já estão em funcionamento, a queda apurada na criminalidade é de 25%, de acordo com os dados da Secretaria de Defesa Social.