18h36min - 08 de Setembro de 2009 Atualizado em 22h54min - 27 de Junho de 2013

BH é a única cidade que não perderá frequência de voo da TAP

A secretária de Turismo, Érica Drumond, recebeu o gerente da TAP, Carlos Dias, que explicou a decisão da empresa de manter a frequência de voos para Belo Horizonte, apesar do corte nos voos nas rotas para o Brasil. Minas foi o único destino no país que não perdeu frequência de voos.

BELO HORIZONTE (08/09/09) - A secretária de Estado de Turismo de Minas Gerais, Érica Drumond, recebeu nesta terça-feira (8), o gerente da TAP para Minas e Espírito Santo, Carlos Dias, que durante a visita explicou a decisão da empresa de manter a frequência de voos para Belo Horizonte, apesar do corte de 10% nos voos nas rotas para o Brasil. A TAP, que opera 67 voos semanais para o Brasil, reduzirá este número para 57 a partir da próxima quinta-feira (10). Minas foi o único destino no país que não perdeu frequência de voos.

Segundo o gerente da TAP para Minas e Espírito Santo, Carlos Dias, Minas Gerais não perdeu voos graças à determinação e esforço conjunto da companhia, por meio da adoção de uma estratégia de marketing eficiente, da Setur que desenvolveu ações eficazes de promoção e apoio à comercialização do destino Minas Gerais no exterior e ainda devido ao esforço da iniciativa privada em comercializar os voos para Belo Horizonte. “Com este trabalho, desde o voo inaugural em fevereiro de 2008, as aeronaves da TAP mantém ocupação média de 65% nos voos entre Lisboa e a capital mineira. Deste total, 40% são europeus que vêm ao estado a negócios e a passeio”, revelou.

Para a secretária Érica Drumond, a TAP implantou a rota sem escala entre Lisboa e Belo Horizonte por perceber o potencial do mercado mineiro. “O foco da Secretaria de Turismo é de trabalhar em parceria com as companhias para que tragam um número cada vez maior de passageiros estrangeiros e que, ao mesmo tempo, conquistem e ganhem a confiança dos passageiros mineiros. Minas se tornou uma nova porta de entrada neste país e vem se consolidando como tal devido à agressiva política de promoção e apoio à comercialização adotada desde 2007 pelo Governo de Minas”, concluiu.

O Voo Lisboa/Minas Gerais

O Voo da TAP sem escalas entre Lisboa e Belo Horizonte entrou em operação no dia 11 de fevereiro de 2008, com cinco frequências semanais, utilizando aeronaves Airbus 330-200, com capacidade para 268 passageiros.

Os voos da TAP para a capital mineira são disponibilizados nos dois sentidos segunda, terça, quinta, sexta e sábado, partindo de Lisboa às 15h40 e chegam a Belo Horizonte às 21h20, horários locais. No sentido inverso, saem do Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, às 22h50, e pousam na capital portuguesa às 12h05, do dia seguinte com conexão imediata para mais 42 cidades européias.

Desde o lançamento do voo Lisboa Belo Horizonte, houve redução programada de voos em abril e maio este ano em função da crise mundial aliada ao período da baixa estação. A oferta está regularizada em cinco voos semanais, desde meados de junho.

Investimento em turismo

Nos últimos três anos, a Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais (Setur) investiu cerca de R$36 milhões visando o incremento da atividade turística em Minas, incluindo ações de promoção e apoio à comercialização por meio de ações como: participação em 150 feiras e eventos do turismo nacional e internacional, visitas de cerca de 70 jornalistas e 100 operadores a Minas Gerais em Famtours e Presstrips (viagens de familiarização e reconhecimento dos atrativos), além de cursos de qualificação profissional, sinalização turística e incentivo à formatação de novos roteiros turísticos.